Pesquisa de Mestranda da UNIARP estimula cocriação de cenários de leitura em escola de Caçador » Uniarp

29.09.25

Pesquisa de Mestranda da UNIARP estimula cocriação de cenários de leitura em escola de Caçador

Dia 26 de setembro, a professora Marlene Zwierewicz, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPGEB) da UNIARP, esteve na Escola Municipal de Educação Básica Irmão Venâncio José, em Caçador, para colaborar em uma formação continuada que integra a pesquisa de Mestrado da estudante Andréia Anciutti dos Santos.

            A atividade envolveu a equipe gestora, docentes e técnicos da unidade escolar, e teve como objetivo estimular a cocriação de cenários de leitura integrados aos conteúdos curriculares. Por meio de dinâmicas conduzidas pela professora Marlene, os participantes refletiram sobre como planejar ambientes que favoreçam o hábito da leitura e promovam o protagonismo dos acadêmicos na construção de uma escola mais acolhedora e formadora.

            A pesquisa desenvolvida por Andréia tem como foco a formação docente ecotranscomplexa, fundamentada na complexidade, transdisciplinaridade e ecoformação. A proposta busca compreender como essas abordagens podem impactar o cotidiano escolar, promovendo práticas pedagógicas que dialoguem com as demandas locais e com os desafios globais.

            Durante o encontro, as propostas surgidas foram associadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reforçando a importância das ações locais para a transformação da realidade planetária. A professora Marlene destacou o envolvimento criativo da equipe durante as duas horas de formação, evidenciando o compromisso coletivo com a inovação educacional.

            A expectativa é que os cenários inicialmente propostos sejam debatidos e ressignificados com a contribuição dos acadêmicos, tornando-se espaços vivos de leitura e aprendizagem construídos em conjunto com a comunidade escolar.

            A diretora da escola, Lucimar Aparecida Appi, agradeceu a presença da professora Marlene e destacou a relevância da formação para o fortalecimento das práticas pedagógicas. “O estudo desenvolvido pela acadêmica Andréia, somado ao envolvimento da equipe, torna-se um alicerce essencial para criarmos cenários de leitura capazes de transformar a experiência escolar dos acadêmicos”, afirmou.

            Ao adotar uma perspectiva transdisciplinar e ecoformadora, a pesquisa busca formar acadêmicos críticos, conscientes e participativos, capazes de ampliar sua competência leitora e atuar de forma sustentável no mundo. A cooperação entre universidade e escola é vista como elemento essencial para transformar projetos em ações concretas e consolidar a EMEB Irmão Venâncio José como um espaço de aprendizagem inovador.

            A mestranda Andréia Anciutti dos Santos ressaltou a importância do trabalho colaborativo entre os educadores da escola. “A construção de cenários de leitura valoriza o cotidiano escolar e instiga reflexões sobre a transdisciplinaridade e a ecoformação. Ao articular saberes e experiências, desenvolvemos práticas que dialogam com as necessidades locais e com os desafios globais, oferecendo aos acadêmicos oportunidades para pensar sobre si, sobre a coletividade e sobre a vida em sua totalidade”, concluiu.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.