Pesquisa do Mestrado Profissional em Educação Básica da UNIARP resulta em projeto inovador no Ensino Médio » Uniarp

29.04.24

Pesquisa do Mestrado Profissional em Educação Básica da UNIARP resulta em projeto inovador no Ensino Médio

Uma pesquisa do Mestrado da UNIARP, realizada por Evandro dos Santos Taborda, sob orientação da Dra. Vera Lúcia Simão teve como objetivo investigar práticas pedagógicas transdisciplinares e ecoformadoras desenvolvidas para e com os estudantes do Novo Ensino Médio a partir de uma horta comunitária. A pesquisa foi realizada em parceria entre o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Caçador e a Escola Thomaz Padilha.

Participaram da pesquisa, 33 estudantes das turmas do 1º ano ao 3º ano do Ensino Médio e nove professores das disciplinas de Matemática, Biologia, Filosofia, História, Sociologia, Química Artes e Língua Portuguesa e literatura da Escola de Educação Básica Thomaz Padilha.

Além de integrarem a dissertação, os resultados foram sistematizados em um Produto Educacional, em formato de e-book: “Transdisciplinaridade e ecoformação: desbravando o Novo Ensino Médio” e no documentário: “Plantando sementes de uma educação transdisciplinar e ecoformadora para o Novo Ensino Médio’’.  

               A relevância da pesquisa e seus resultados têm oportunizado ao Evandro uma ampla difusão do estudo. A primeira socialização foi organizada pelo Dr. Joel Cézar Bonin, professor do PPGEB que participou da banca de defesa da dissertação, e envolveu o curso de graduação em Processos Gerenciais, da Faculdade SENAC, de Caçador.

Como o tema principal da pesquisa está ligado à criação de uma horta comunitária sob o viés de uma educação transdisciplinar e ecoformadora, o acesso ao estudo é relevante para os estudantes, pois estão estudando as metas do ODS 4 – Educação de qualidade da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

A pesquisa também será apresentada no II Seminário Internacional do OIECE, evento a ser realizado na Universidade Regional de Blumenau (FURB), entre os dias 8 a 10 de maio com a temática: “A Educação Comparada no contexto das Reformas Educacionais e da pandemia: desafios, políticas públicas, inovações educacionais, novas tecnologias e desigualdades socioeducacionais”. O evento será realizado em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Universidade Nacional de Córdoba (UNC). A apresentação em formato de banner se dará no Eixo 6. Agricultura, Educação e Sociedade, sob a temática de sua pesquisa desenvolvida no PPGEB da UNIARP.

               No período noturno, Evandro também fará uma exposição, como troca de experiência em pesquisa-ação, aos acadêmicos dos Cursos de Ciências Biológicas, Letras – Português e Inglês e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM FURB).

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guia da Cidade

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Diretório Central dos Estudantes

Adquira sua carteirinha estudantil para garantir benefícios.

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.