Pesquisadora da UNIARP submete projeto para obtenção de bolsa de pós-doutorado » Uniarp

20.06.24

Pesquisadora da UNIARP submete projeto para obtenção de bolsa de pós-doutorado

A professora e pesquisadora na UNIARP, Dra. Claudriana Locatelli submeteu ao CNPQ um projeto para obtenção de bolsa de pós-doutorado para análises in sílico, que envolve o uso da bioinformática. A bioinformática é uma subdisciplina da biologia e da informática que utiliza ferramentas da informática para analisar, interpretar e processar dados biológicos.

O projeto foi submetido para obtenção de bolsa de Pós-doutorado sênior linha II Chamada Pública CNPq Nº 32/2023 Bolsas no País. A proposta foi submetida dia 18 de janeiro deste ano e a aprovação foi no início deste mês de junho.

A Dra. Claudriana explica que o encaminhamento do projeto ocorreu devido ao incentivo do professor Dr. Levi Hulse coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento e Sociedade (PPGDS UNIARP). “Acabei aceitando o desafio, diante disso entrei em contato com a Dra. Prof. PhD.: Tania Beatriz Creczynski Pasa do Programa de Pós-Graduação em Farmácia (PPGFAR) da Universidade Federal de santa Catarina, líder do Grupo de Estudo em Interações entre Micro e macromoléculas. A Dra. Tânia aceitou ser supervisora do estudo”, relata.

De acordo com a Dra. Claudriana, o estudo proposto será desenvolvido na UNIARP em conjunto com a UFSC, fortalecendo o PPGDS e implantando uma nova proposta de pesquisa relacionada a bioinformática. O estudo tem como título: “Expressão de mirnas e a respectiva relação com o desenvolvimento de doença hepática gordurosa não alcoólica em pacientes com síndrome metabólica: possíveis alvos para diagnóstico e tratamento”.

Saiba mais sobre a síndrome metabólica, alvo do estudo

A síndrome metabólica (SM) é representada por um conjunto de condições inter-relacionadas, como obesidade, resistência à insulina, dislipidemia e hipertensão, que contribuem para o aumento de doenças crônicas não transmissíveis. Uma das complicações graves da SM é o desenvolvimento da doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) em aproximadamente 60% dos pacientes, podendo ter relação com a manutenção do estado inflamatório crônico. O crescente aumento de SM no Brasil nos últimos anos e o problema de saúde pública associado a DHGNA em pacientes com SM indicam uma necessidade de compreender melhor as bases moleculares desta relação com o intuito de estabelecer novas alternativas relacionadas ao diagnóstico, prognóstico e possibilidade de novos alvos terapêuticos. As descobertas podem abrir caminho para o desenvolvimento de abordagens terapêuticas personalizadas para prevenir ou tratar a DHGNA em pacientes com SM.

A pesquisadora

Dra. Claudriana Locatelli atua nos cursos de Graduação em Farmácia e Medicina e como professora/orientadora/pesquisadora no Programa em Desenvolvimento e Sociedade – PPGDS – UNIARP. Líder do Grupo de Pesquisa Translacional em Moléculas Bioativas e Coordenadora do Laboratório de Pesquisa Translacional em Saúde da UNIARP. Orientou 19 dissertações de mestrado, destas sendo seis do PPGDS.

No momento está trabalhando com pesquisas voltadas a busca do potencial biotecnológico de resíduos industriais da região Alto Vale do Rio do Peixe que possam ser utilizados no tratamento e/ou prevenção ou como alimentos funcionais para melhora de patologias associadas ao metabolismo como diabetes, dislipidemia e síndrome metabólica. No momento está orientado três dissertações de mestrado e uma tese de doutorado pelo programa, destes três são bolsistas que estão desenvolvendo pesquisas associadas a Síndrome Metabólica e um não bolsista relacionado à busca de novos produtos com ação anti-inflamatória a partir de resíduos de descarte da agroindústria. As pesquisas desenvolvidas no laboratório estão relacionadas com as diretrizes do SUS e com os objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Além disso, aprovamos no último ano via edital de chamada pública Fapesc nº 54/2022 um projeto de pesquisa intitulado: “Potencial Aplicação do Bagaço de Uva, Obtido da Indústria de Produção de Suco de Uva e Vinho, Para a Elaboração de um Alimento Funcional e Avaliação de Seus Possíveis Benefícios na Saúde de Pacientes com Síndrome Metabólica”, no valor de 30 mil reais apoiado pela FAPESC.

Esse é o segundo pós-doutoramento da Dra. Claudriana Locatelli, ambos realizados via programas do CNPq, o primeiro ocorreu em 2016 na Universidad de Salamanca – Espanha através do programa Ciências Sem Fronteiras e agora via incentivo para capacitação com bolsas no próprio país.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guia da Cidade

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Diretório Central dos Estudantes

Adquira sua carteirinha estudantil para garantir benefícios.

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.