Relevância das pesquisas do Mestrado para uma escola do Alto Vale do Itajaí » Uniarp

18.04.22

Relevância das pesquisas do Mestrado para uma escola do Alto Vale do Itajaí

Três professores da Escola de Educação Básica Expedicionário Mário Nardelli, do município de Rio do Oeste, na região do Alto Vale do Itajaí-SC, estão frequentando o Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Os professores estão realizando pesquisas que estão beneficiando a escola.

O estudo em andamento do mestrando Maurício Marchi tem como intenção compreender e avaliar o processo de implantação do Novo Ensino Médio na EEB Expedicionário Mário Nardelli.

A pesquisa tem por objetivos avaliar as contribuições da nova proposta do ensino médio no desenvolvimento integral dos estudantes, por meio da análise de documentos e do contexto no qual a reforma se insere; investigar as percepções da comunidade escolar (professores e estudantes) acerca da proposta do Novo Ensino Médio, bem como as contribuições e desafios que a proposta trará na formação dos educandos; verificar a aplicabilidade desta reforma na vida acadêmica e profissional dos estudantes, tendo em vista que esta nova modalidade vem de encontro às necessidades dos educandos, levando em consideração suas realidades e vivências e também demonstrar a viabilidade de implementação desta proposta na escola de referência onde está sendo implantado.

Ao comentar a pesquisa, Maurício Marchi fez um agradecimento especial à diretora da escola, Judite Terezinha Catafesta, que, segundo ele “Prontamente aceitou a realização da pesquisa e está auxiliando no atendimento das demandas para sua a realização”.

Já a pesquisa da mestranda Stephanie Cristina Böhme Suchara aborda a formação docente na perspectiva transdisciplinar e ecoformadora. O objetivo do estudo é desenvolver uma proposta formativa com docentes que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, tendo como lócus da pesquisa, duas escolas localizadas no município do Rio do Oeste, sendo uma delas a própria EEB Expedicionário Mário Nardelli, na qual a mestranda atua há oito anos.

As demandas observadas ao longo dos anos em relação à formação docente, e também o contexto pandêmico iniciado no início do ano de 2020, impulsionaram a realização desta pesquisa, que buscará avaliar o potencial da proposta formativa a ser desenvolvida para o atendimento de demandas e potencialidades dos participantes e para o desenvolvimento de competências e habilidades consideradas indispensáveis para os períodos da pandemia e pós-pandemia.

A pesquisa da mestranda Fabiana Dalila Becker, por sua vez, parte de inquietações diante do desafio de ensinar inglês por parte da pesquisadora que atua há 26 anos na área. Considerando a necessidade de mobilizar os estudantes para o conhecimento da referida língua, a pesquisa será respaldada por autores como Mikhael Bakhtin e Claire Kramsch, os quais discutem conceitos como consciência cultural e transculturalidade, considerados essenciais para demonstrar a relevância do inglês na formação de estudantes.

A pesquisa da Fabiana terá como objetivo elaborar um produto educacional capaz de apresentar as etapas de ensino da língua inglesa. Nesse serão demonstradas as possíveis aproximações entre o saber linguístico cultural e a realidade socioeducacional dos alunos envolvidos, em uma perspectiva ecoformadora.

Conheça a escola

A EEB Expedicionário Mário Nardelli iniciou sua trajetória no ano de 1955, sendo seu nome uma homenagem a um ex-combatente integrante da Força Expedicionária Brasileira, nascido em Rio do Oeste, que lutou durante a Segunda Guerra Mundial e morreu no Monte Castelo na Itália.

Sob a direção da gestora Judite Terezinha Catafesta, é a única escola da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina no município de Rio do Oeste. A instituição atende cerca de 688 alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, contando com um quadro de 56 professores.

Orgulho e safisfação

A gestora, professora Judite Terezinha Catafesta considera uma honra ter seus professores participando do Mestrado da UNIARP. “É de grande valia para toda a comunidade escolar, e de modo especial para os educandos a presença de três dos nossos educadores na UNIARP, para continuarem seus estudos enquanto mestrandos”, comenta.   Ela também destaca seu orgulho e satisfação, já que no Alto Vale do Itajaí, eles são os primeiros educadores alunos da instituição, não tendo dúvidas de que os trabalhos de pesquisa que serão realizados por eles, serão essenciais na transformação das próprias ações, sempre com o intuito de melhorar e aprimorar todo o processo de ensino-aprendizagem. “Por isso, enquanto educandário nos sentimos imensamente orgulhosos pela escolha realizada por eles! São ótimos profissionais, comprometidos com a Educação local e regional, atuando na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina e na EEB Mário Nardelli, cujo histórico já vem de longa data, e que possui grande visibilidade na região, por oferecer uma educação séria e de qualidade! Certamente, teremos ótimos resultados com as pesquisas e os profissionais nelas envolvidos”, completa.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guia da Cidade

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Diretório Central dos Estudantes

Adquira sua carteirinha estudantil para garantir benefícios.

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.