A UNIARP, por meio da Coordenadoria de Extensão, Cultural e Relações Comunitárias, realizou dia 26 de maio duas palestras do programa institucional: Políticas Afirmativas nas Diversidades.
A primeira palestra foi ministrada pela professora e psicóloga Kamila Pellizzaro Debastiani, com o tema: “Saúde Mental na Universidade: estratégias de autocuidado para uma Vida Equilibrada”. Kamila tem experiência nas áreas de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia, Psicanálise, na área de Gestão de Pessoas, Administração e Educação.
A segunda palestra, foi ministrada pelo professor Junior Corrêa de Melo com o tema: “É tudo sobre o invisível”. Júnior é mestrando em Desenvolvimento e Sociedade no Programa de Pós Graduação PPGDS da Uniarp. Atualmente está empenhado na revitalização da Associação de Deficientes Visuais Aurélia Bertotto (ADVAB) de Caçador, como diretor executivo.
Com as palestras – Políticas Afirmativas, a Uniarp pretende incluir e discutir as diversidades em todos os cursos de graduação da universidade, pautados no princípio da sustentabilidade socioambiental, o respeito às diferenças e a redução das desigualdades.
Dentre estas políticas, precisam ser fortalecidas as políticas de Educação nas diversidades, estabelecendo processos e percursos formativos que possam contribuir com a valorização das diferenças étnicas, culturais e ambientais.
Com esta ação, a Uniarp busca atender às orientações normativas nacionais e internacionais e contribuir com a formação do acadêmico mais ético, mais humano, mais consciente e que através das metodologias aplicadas, o acadêmico e profissional entenda a importância da justiça e a igualdade dos direitos sociais, civis, culturais e econômicos.

