PROESDE: Ação de fortalecimento de vínculos familiares em Fraiburgo » Uniarp

17.05.23

PROESDE: Ação de fortalecimento de vínculos familiares em Fraiburgo

A primeira ação do PROESDE este ano em Fraiburgo foi realizada dia 11 de maio, com o projeto “Promoção a saúde e vínculos parentais”, envolvendo grupos de crianças, sob coordenação da professora Mahinã Leston Araújo

O projeto visa promover o fortalecimento entre vínculos familiares com crianças que se encontram em situação de vulnerabilidade social, por meio de atividades: Socioeducativas e socioemocionais com os acadêmicos bolsistas do PROESDE.

A primeira ação teve a finalidade de integrar, criar uma conexão, sensibilizar e estimular a relação entre pais e filhos e também entre os acadêmicos e os alunos e pais propondo uma roda de conversa para conhecê-los.

Após a conversa foi criado um contexto para propor a construção de uma Cápsula do Tempo que será aberta no final do ano: houve roda de conversa sobre aquilo que era valioso para eles, sobre a importância da relação entre pais e filhos, entre a família e a escola, sobre valores, estudos, sentimentos, emoções, desejos, objetivos, metas, palavras que tinham significados importantes para eles, sobre a estrutura familiar, como enxergavam o lugar em que moravam, o que estavam dispostos a melhorar neste ano na escola, em casa, para ser uma pessoa melhor, o que os pais desejavam para os filhos e para o futuro deles e o que já estavam fazendo para que isso se concretizasse e o que os filhos desejavam para seus pais.

Após a conversa foi entregue para cada um uma folha e alguns materiais para que eles encontrassem a melhor forma para se expressar, seja através da escrita, desenhos e enrolassem o papel e colocassem dentro da Cápsula.

Enquanto os pais e alunos realizavam essa atividade, os acadêmicos foram decorando e dando significado a garrafa pet que ao final se caracterizou como a Cápsula do Tempo de cada turma. Foram construídas quatro cápsulas do tempo.

Esta é a primeira ação de um total de sete encontros que o projeto aplicará no município. Todo o calendário foi pensado e trabalhado para atender as necessidades da comunidade.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guia da Cidade

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Diretório Central dos Estudantes

Adquira sua carteirinha estudantil para garantir benefícios.

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.