No mês de setembro de 2025, a professora Dra. Edna Liz Prigol, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPGEB) da UNIARP, participou de um intercâmbio acadêmico em Portugal com o objetivo de aprofundar estudos e promover interlocuções científicas sobre planejamento e avaliação na Educação Básica.
A iniciativa integrou as ações do projeto de pesquisa Observatório de Avaliação da Educação Básica da CRE-Caçador: do diagnóstico à formação docente com aderência a boas práticas nacionais e internacionais, vinculado ao Edital de Chamada Pública FAPESC nº 21/2024 – Programa de Pesquisa Universal, sob coordenação da professora Dra. Marlene Zwierewicz.
Durante a estadia no Porto, as atividades foram realizadas na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, instituição de referência na formação de professores. Lá, a professora Edna estabeleceu diálogo com a docente e psicóloga Mônica Nogueira de Soares, especialista em Psicologia Educacional.
Em Lisboa, a interlocução ocorreu com a Professora Dra. Nádia Ferreira, do ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, cujas pesquisas abrangem os campos da Educação Matemática, Formação de Professores, Desenvolvimento Curricular e Projetos em Educação.
Também na capital portuguesa, foi realizada visita ao Colégio de S. Tomás (CST), na Quinta das Conchas, onde o encontro com o Reitor, Professor Bruno Silva, contribuiu para a compreensão dos processos de planejamento pedagógico e avaliação educacional no contexto local.
A professora Edna foi acompanhada por sua orientanda, a doutoranda Elis Regina Mazzurana, que realiza estágio doutoral (modalidade sanduíche) na Universidade do Minho, em Braga. A presença da doutoranda fortaleceu as relações acadêmicas entre as instituições envolvidas.
O intercâmbio proporcionou uma imersão no contexto educacional português, favorecendo o diálogo sobre práticas de avaliação e planejamento pedagógico em diferentes realidades. A experiência consolidou-se como uma ação estratégica de internacionalização da pesquisa educacional, promovendo o intercâmbio de saberes, práticas inovadoras e cooperação científica internacional.










