Professora da UNIARP representa o Brasil na principal conferência latino-americana sobre Negócios Internacionais » Uniarp

29.05.25

Professora da UNIARP representa o Brasil na principal conferência latino-americana sobre Negócios Internacionais

A professora Dra. Ivanete Schneider Hahn, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade (PPGDS) da UNIARP e líder do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Social, Inovação e Gestão (GPDSIN), representou a Universidade e o Brasil na Academy of International Business Latin America & the Caribbean Chapter Conference (AIB-LAC 2025), realizada entre os dias 21 e 23 de maio, na cidade de Monterrey, no México.

O evento é considerado o principal fórum científico da América Latina e Caribe na área de Negócios Internacionais, reunindo pesquisadores, profissionais e instituições de referência mundial para discutir os desafios globais que impactam diretamente as economias emergentes e as cadeias de valor internacionalizadas.

A edição de 2025 teve como tema central “Geopolitics dynamics, Trade Policies responses, and MNE’s strategic transformations in Latin America and the Caribbean”, com ampla participação de universidades da América Latina, Caribe, Estados Unidos, Europa e Ásia.

A participação da professora Ivanete contou com o apoio institucional da UNIARP, reafirmando o papel da Universidade como promotora do conhecimento científico em conexão com os desafios reais do território e do cenário internacional. Essa atuação está alinhada aos investimentos da UNIARP em políticas institucionais estratégicas, como a recente implantação do Setor de Pós-Graduação, Pesquisa e Internacionalização (PPI), que fortalece o compromisso da instituição com a produção acadêmica qualificada e com sua inserção nacional e internacional. “É uma forma de conectar nossas pesquisas às discussões globais, ao mesmo tempo em que mostramos como os desafios locais — vivenciados por empresas da nossa região — se relacionam com tendências e transformações em escala mundial”, explica a professora.

A presença internacional também gera impactos positivos diretos para a região do Meio Oeste Catarinense, onde muitas empresas dos setores florestal, alimentício e tecnológico estão inseridas em cadeias produtivas e comerciais internacionalizadas. Os temas abordados nas pesquisas — como transformação digital, governança em sustentabilidade, e apropriação de tecnologias — dialogam diretamente com os desafios enfrentados por essas empresas, oferecendo subsídios teóricos e práticos para orientar estratégias de desenvolvimento mais inovadoras e sustentáveis.

Trabalhos apresentados

Durante o evento, a professora Ivanete apresentou três estudos científicos desenvolvidos com foco em inovação, sustentabilidade, tecnologia e estratégias de negócios em economias emergentes:

“Digital Technologies for Knowledge and Technology Appropriation and a Source of Competitive Advantage in Family-Business Rural Properties”. Autores: Maria Eduarda Pereira, Leandro Hahn, Ivanete Schneider Hahn. Este trabalho investigou como tecnologias digitais estão sendo adotadas em propriedades rurais familiares para superar barreiras de acesso ao conhecimento e à inovação tecnológica, especialmente em regiões menos desenvolvidas da América Latina.

“Navigating Risks and Opportunities in Brazil’s Neo-Industrialization Program (Nova Indústria Brasil – NIB): Strategic Implications for Internationalized Firms”. Autores: Estefani Alessandra Less e Ivanete Schneider Hahn. A pesquisa analisa os riscos e oportunidades para empresas internacionalizadas sob o programa Nova Industria Brasil (NIB), e compreender como as transições institucionais afetam a estratégia global de empresas internacionalizadas.

“Innovation and Digitalization as Key Drivers for Sustainable Global Supply Chains Post-COVID-19: Lessons Learned and Future Directions. Autores: Ivanete Schneider Hahn, Miguel Cordova (Professor da Universidade Tecnológico de Monterrey – Mexico). Este estudo propõe um framework de análise sobre as principais lições aprendidas pelas cadeias globais de suprimentos com a pandemia da COVID-19, destacando a importância da inovação e do compliance em sustentabilidade.

Além de apresentar os trabalhos, a professora também atuou como Track Chair da área temática ESG in International Business, contribuiu como avaliadora científica dos artigos submetidos — sendo indicada novamente ao prêmio de Best Reviewer Award — e ainda moderou a sessão sobre Innovation, Technology, and Global Supply Chains.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.