Programa de Monitoria da UNIARP: Conheça os monitores selecionados » Uniarp

25.09.23

Programa de Monitoria da UNIARP: Conheça os monitores selecionados

O programa de Monitoria da UNIARP proporciona aos estudantes monitores, a oportunidade de aprimorar habilidades e conhecimentos em disciplinas que, historicamente, revelam indicadores de dificuldade por parte de uma parcela significativa de estudantes como: matemática básica, cálculo, linguagens e comunicação, química, metodologia científica e biologia.

A UNIARP lançou o edital do programa e 54 acadêmicos de diversos cursos fizeram a inscrição e participaram do processo de seleção, submetendo-se a entrevistas.

A coordenadora no Núcleo de Desenvolvimento Acadêmico, professora Me. Mariluci Auerbach, explica que os programas de monitoria vêm como resposta à necessidade de dar suporte adicional aos estudantes que enfrentam dificuldades. “Os monitores irão ajudar os colegas que os procurarem primeiramente, a compreenderem suas dificuldades, para depois trabalharem para resolvê-las de forma gradativa. Esse esforço individualizado deve trazer a segurança necessária para progredirem em seus cursos e projetos acadêmicos”, destaca.

Os monitores estão empenhados em desenvolver ações e atender o maior número possível de acadêmicos com dificuldade. Para isso, estão sendo orientados sobre abordagens pedagógicas e tecnologias para contribuírem de forma efetiva e eficaz na aprendizagem dos estudantes. 

Para a coordenadora geral dos cursos de graduação, prof. Me. Talize Foppa, as monitorias fortalecem as competências dos monitores, ao mesmo tempo em que permitem superação por parte dos acadêmicos que usufruam delas para conseguirem o sucesso em suas áreas de estudo e futuras carreiras. “Se o acadêmico fechar todas as aulas com um mesmo monitor ou frequentar dez monitorias de qualquer área, suas horas complementares dobram, por mérito. E, ao final de cada mês, serão sorteados brindes para os estudantes mais frequentes”, informa.

O reitor da UNIARP, Dr. Neoberto Balestrin destaca que para obter ajuda das monitorias, os acadêmicos regularmente matriculados na Uniarp devem seguir as orientações para agendamento, de acordo com o calendário disponibilizado nos grupos das turmas. Além dos benefícios do nivelamento de competências, os estudantes que se inscreverem ainda conseguem computar horas complementares.

O vice-reitor acadêmico, prof. Dr. Anderson Antonio de Mattos Martins, afirma que esses programas continuarão a evoluir na Uniarp, adaptando-se às necessidades e permanecerão como importantes pilares da educação em nível superior.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guia da Cidade

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Diretório Central dos Estudantes

Adquira sua carteirinha estudantil para garantir benefícios.

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.