Projetos do FAP: Pesquisa do curso de medicina da UNIARP estuda sobre casos de AVC Isquêmico » Uniarp

10.08.21

Projetos do FAP: Pesquisa do curso de medicina da UNIARP estuda sobre casos de AVC Isquêmico

A aluna bolsista de iniciação científica do FAP da UNIARP, Vanessa da Silva Barros, do curso de Medicina, orientada pelo professor Eduardo Barbosa Lopes, desenvolveu uma pesquisa sobre a incidência de AVC isquêmico. O projeto teve como objetivo determinar a incidência ajustada por idade e sexo nas unidades básicas de saúde de Caçador e suas respectivas taxas de recorrências como marcadores de qualidade de prevenção primária e secundária. 

Os pesquisadores escolheram este tema para tentar evitar a doença na comunidade, devido ao número de ocorrências da patologia na região. “Os dados aos quais teremos acesso, após a avaliação, também permitirão que o gestor municipal direcione recursos nas áreas de maior morbi-mortalidade e racionalizar despesas”, explicou o professor Eduardo. 

Segundo o professor, estudar sobre o AVC é importante porque essa patologia tem consequências graves, que incapacitam pessoas de todas as idades. Para entender melhor a pesquisa, a aluna Vanessa participa ativamente de todas as partes do projeto, com pesquisas nos bancos de dados, arquivos da secretaria de saúde, e na montagem de tabelas. 

Os resultados do estudo, demonstraram a necessidade de se realizarem mais pesquisas voltadas ao assunto, e incentivar a qualidade dos registros, pela escassez dos dados encontrados, bem como trabalhar efetivamente nos fatores de risco modificáveis, através da educação em saúde, prevenindo os eventos de AVC Isquêmico. 

O que é o FAP?  

A UNIARP tem na pesquisa um dos fundamentos sobre os quais está edificada. A pesquisa é entendida na instituição como fator determinante para a manutenção e melhoria da qualidade do ensino e da extensão. O Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP) da UNIARP, destina-se fomentar atividades que promovam o desenvolvimento de pesquisas científicas no âmbito da Universidade. Para tal, o FAP incentiva: Docentes a desenvolver projetos de pesquisa; A introdução de estudantes de graduação em atividades de Iniciação Científica (IC); Divulgação da produção científica oriunda de docentes e discentes da UNIARP; e a integração de pesquisadores de diferentes níveis acadêmicos (graduação e pós-graduação) da UNIARP.  No momento possuímos 74 projetos de iniciação científica sendo executados. A coordenação geral do FAP é mantida pela professora Me. Juciele Marta Baldissarelli.   

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Catálogo de Moradias

Encontre um lugar aconchegante e dentro do seu orçamento para morar!

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guia da Cidade

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Cartilha Conviva com a Diferença

Um guia para uma convivência respeitosa com a diversidade.

Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC

Em Breve! Aguarde.