Dia 27 de março, acadêmicos da 5ª fase do curso de Pedagogia da UNIARP participaram da Roda de Conversa com o tema: “Cegueira: Experiências Pedagógicas e Vivências na Educação Especial”. A atividade foi realizada durante a disciplina Metodologias da Educação Especial, sob a orientação da professora Jussara Aparecida Jombra.
O momento teve a participação especial de Diego José Maciel Mendes, egresso do curso de Pedagogia e pessoa cega, que compartilhou suas experiências de vida, de formação acadêmica e de atuação profissional.
Diego trouxe um relato destacando os desafios enfrentados por pessoas com deficiência visual no contexto escolar, bem como estratégias pedagógicas que favorecem o desenvolvimento integral de estudantes cegos na educação básica.
A atividade teve como objetivo contribuir para o conhecimento e a formação dos futuros Pedagogos quanto às práticas inclusivas na educação especial, com foco na realidade do estudante com deficiência visual.
Além do rico diálogo, os estudantes também utilizaram materiais pedagógicos adaptados, confeccionados por eles mesmos durante as aulas, que foram apresentados e analisados com o convidado. A interação com os materiais possibilitou uma compreensão mais concreta e significativa sobre como adaptar o ensino para atender às necessidades de estudantes com deficiência visual.
Segundo a professora Jussara, trazer convidados com vivências reais para a sala de aula amplia a formação docente e fortalece o compromisso ético e social da profissão. “O Diego representa, com sua trajetória, a potência da inclusão. É fundamental que nossos estudantes de Pedagogia conheçam essas histórias e, mais do que isso, se inspirem para transformar a realidade escolar em um espaço verdadeiramente inclusivo”, comenta.
A Roda de Conversa foi marcada por reflexões, troca de saberes, prática pedagógica e sensibilização, reforçando o papel do Pedagogo na construção de ambientes escolares inclusivos.



