Pesquisa de acadêmico da UNIARP analisa a saúde mental dos profissionais de enfermagem » Uniarp

23.01.23

Pesquisa de acadêmico da UNIARP analisa a saúde mental dos profissionais de enfermagem

No curso de Psicologia da UNIARP os acadêmicos são orientados à realização de pesquisas voltadas ao desenvolvimento social regional. Os acadêmicos realizam leituras interdisciplinares, projetos integradores, atividades extensionistas, estágios e pesquisas durante a graduação. Todas essas atividades são orientadas e supervisionadas por professores com formação acadêmica e experiência profissional.
No segundo semestre de 2022, o acadêmico da 10ª fase do curso de Psicologia, Guilherme Sttocco da Silva, orientado pelo professor mestre Clayton Luiz Zanella, realizou uma pesquisa na disciplina de TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. A pesquisa: “Avaliação de Traços de Ansiedade e Depressão em Enfermeiros(as) que Atuam no Sistema Único de Saúde em um Município do Meio Oeste Catarinense”, teve como foco levantar informações sobre a saúde mental de enfermeiros e enfermeiras que atuam na saúde pública de Caçador-SC. No total, participaram da pesquisa 43 profissionais.
O projeto de pesquisa foi aprovado pelo CEP-Comitê de Ética e Pesquisa com seres humanos da UNIARP e teve como metodologia aplicação de entrevistas e testagem psicológica.
Os resultados da pesquisa serão publicados na modalidade de artigo científico. Também estão apresentados oficialmente para os profissionais em data a ser confirmada.
O professor orientador, Clayton Zanella explica que os objetivos da pesquisa foram plenamente atingidos e servem como importante baliza para melhorar ainda mais a qualidade do ambiente de trabalho dos profissionais enfermeiros e enfermeiras e destacar o quanto esses profissionais são essenciais para a comunidade. “Merecem sempre nosso carinho e respeito”, frisa.
O acadêmico Guilherme fez questão de agradecer, em nome da universidade, todos os enfermeiros e enfermeiras que participaram gentilmente da pesquisa.

Professor e orientando estiveram, recentemente, apresentando os resultados da pesquisa ao secretário Municipal de Saúde, Roberto Marton Moraes, tendo em vista a importância dos resultados no planejamento da saúde pública de Caçador.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guia da Cidade

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Cartilha Conviva com a Diferença

Um guia para uma convivência respeitosa com a diversidade.

Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC

Em Breve! Aguarde.