Sétima fase de Fisioterapia assiste aula sobre terapias alternativas » Uniarp

05.05.21

Sétima fase de Fisioterapia assiste aula sobre terapias alternativas

A sétima fase de Fisioterapia da UNIARP, na disciplina de Terapias Alternativas, realizou uma aula prática assistida sobre ventosaterapia, gua-sha e pedras quentes, visando aplicar o conhecimento teórico adquirido previamente.  A atividade foi ministrada pela professora Daniela dos Santos.

Terapias alternativas é o termo utilizado quando nos referimos a práticas terapêuticas complementares aos tratamentos de saúde tradicionais.  Cada vez mais procuradas nos últimos anos, e em especial durante a pandemia como complemento em diversos tratamentos, as terapias alternativas são uma realidade em clínicas especializadas, hospitais, e também no SUS (Sistema Único de Saúde), onde foram institucionalizadas em 2006.

Atualmente conhecidas como integrativas e complementares, muitas terapias estão estabelecidas em Lei, e algumas são citadas como PICs (Práticas Integrativas e Complementares) no Ministério de Saúde, com técnicas e métodos que tem como objetivo promover a saúde e o bem-estar. Esses métodos terapêuticos buscam alinhar melhor e equilibrar todas as áreas do organismo, a fim de criar um ambiente interno propício para a cura de doenças e evitar o adoecimento do corpo.

Utilizando técnicas naturais e holísticas e, em parceria com a medicina convencional, as terapias visam a harmonização integrada entre corpo, mente e emoções.  Alguns exemplos são: Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Fitoterapia, Termalismo Social/Crenoterapia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Aromaterapia e a Cromoterapia.

Gua sha é um tratamento na medicina tradicional chinesa. Seus praticantes usam uma ferramenta para raspar a pele, acreditando que isto traz benefícios terapêuticos. A ventosaterapia é um tipo de tratamento natural no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Já a massagem pedras quentes é uma massagem feita com pedras de basalto quentes em todo o corpo, inclusive rosto e cabeça, que ajuda a relaxar e a aliviar o estresse acumulado durante as tarefas diárias.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guia da Cidade

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Diretório Central dos Estudantes

Adquira sua carteirinha estudantil para garantir benefícios.

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.