Acadêmicos de Agronomia produzem sidra utilizando frutas da região » Uniarp

24.06.22

Acadêmicos de Agronomia produzem sidra utilizando frutas da região

Acadêmicos da 3ª fase do curso de Agronomia da UNIARP, na disciplina de Bioquímica, realizaram a prática de produção de sidra mista, aliando as disciplinas de química, fisiologia vegetal e genética. Esse trabalho resultará na leitura interdisciplinar da fase.

Sidra é a bebida obtida pela fermentação alcoólica do mosto de maçã fresca, sã e madura, do suco concentrado de maçã, com ou sem a adição de água, podendo ser gaseificada.

Esse trabalho teve como objetivo a inclusão de frutos da Região do Alto Vale do Rio do Peixe na sidra mista que agreguem valor a cadeia produtiva através de uma identidade única, aromas e sabores que caracterizem essa região.

Cada grupo de acadêmicos optou por uma fruta da região, desenvolvendo a parte teórica e em seguida a prática, utilizando diversas concentrações de suco de outras frutas. As frutas escolhidas foram uva, morango, pêssego, cereja e kiwi.

O resultado foi excelente, aprovado após análise sensorial em que foi avaliado aroma, coloração e sabor. Cada grupo obteve uma sidra única, com o aroma e sabor característico da fruta adicionada.

Saiba mais

A sidra apresenta características de bebidas suaves, com baixo teor alcoólico (entre 4 e 8%) e aromas de produto. Recentemente, a Instrução Normativa nº 19, de 19 de março de 2020, alterou a Instrução Normativa n° 34, de 29 de novembro de 2012 que regulamenta esta bebida permitindo a adição de polpa e suco de frutas ao mosto. Esta alteração constitui interessante medida tecnológica, pois, entre outras razões, possibilita a produção de sidras com frutas alternativas que, além de agregar valor à cadeia produtiva, podem diferenciar, dar complexidade ao perfil sensorial aromático do produto além possibilitar a destinação aos frutos que perderam sua aceitação comercial, diminuindo o desperdício de alimentos.

O cultivo de maçãs é considerado um dos mais difundidos e economicamente mais importantes do mundo. No Brasil, a atividade do cultivo da maçã ultrapassa 3 milhões de toneladas, sendo o estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina classificados como os principais produtores da fruta no país.

Uma alternativa interessante para o aproveitamento e como forma de valorizar os frutos que não atendem critérios essenciais para consumo in natura, é a elaboração de sidra, que também pode ser uma forma de agregar valor à matéria prima.

Além da maçã na Região do Alto Vale do Rio do Peixe, diversas outras fruteiras são cultivadas, passando pelo mesmo problema da macieira, desperdício e prejuízo para o produtor.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guia da Cidade

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Diretório Central dos Estudantes

Adquira sua carteirinha estudantil para garantir benefícios.

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.