A UNIARP realizou dia 19 de maio a primeira palestra do V Seminário Internacional Interdisciplinar sobre Desenvolvimento e Sociedade: o Imperativo da Sustentabilidade. Para estudantes e professores do curso de Medicina, o professor Dr. José Antonio Mariz, de Portugal falou sobre POCUS (Point-of-Care Ultrasound), ou Ultrassonografia no Ponto de Atendimento.
Trata-se de uma técnica de ultrassom portátil que permite que os médicos realizem exames de imagem diretamente no ponto de atendimento do paciente, geralmente no leito, para ajudar na tomada de decisões clínicas rápidas. É uma ferramenta que facilita o diagnóstico e o tratamento de diversas condições, desde emergências até consultas ambulatoriais.
O mesmo assunto foi abordado dia 20 de maio para as outras turmas de Medicina no auditório na UNIARP e no Auditório no Hospital Maice.
A professora Dra. Lina Rigodanzo Marins, coordenadora do curso de Medicina explica que o POCOS será incluído no currículo do curso de Medicina a partir deste próximo semestre.
Segundo a professora, a iniciativa já estava sendo organizada e foi consolidada com a internalização realizada em 2024 numa viagem para a Universidade do Minho em Portugal. “Existe este grande movimento de inovação na medicina, que é usar o ultrassom como ferramenta terapêutica a beira leito. Isso permite diminuir o tempo de espera por algum exame que defina a conduta nos hospitais e vai aumentar a segurança do médico no tratamento e a segurança do paciente. Na visita à Universidade do Minho, nossos estudantes tiveram a oportunidade de ter aula sobre como realizar o Pocos e então, trouxemos para a UNIARP o professor José Antônio, um grande especialista na área”, explica.
O V Seminário Internacional Interdisciplinar sobre Desenvolvimento e Sociedade: o Imperativo da Sustentabilidade é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade (PPGDS) da UNIARP. O evento envolve ações que abrangem desde atividades direcionadas aos cursos de graduação até palestras especializadas para os estudantes da pós-graduação. O seminário, que encerra no dia 24 de maio, conta com a participação de professores convidados de Portugal, Honduras, Brasil e Espanha.
Acompanhe a programação do evento no link: https://uniarp.edu.br/eventos/5-seminario-internacional/





