A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), por intermédio de três editais selecionou docentes do curso de Medicina para atuarem como pesquisadores e colaboradores nos estudos e projetos da instituição. A iniciativa busca fortalecer a produção científica, fomentar a inovação e contribuir para o desenvolvimento acadêmico no campo da saúde.
Os editais disponibilizaram dez horas semanais de pesquisa na graduação, permitindo que docentes desenvolvam estudos alinhados aos objetivos do Projeto Pedagógico do curso de Medicina e das demais áreas da Saúde da UNIARP. Com um processo seletivo baseado na análise de currículo e na avaliação de planos de trabalho, a UNIARP buscou garantir a excelência e a relevância dos projetos contemplados.
Foram selecionados quatro docentes, alcançando a maior pontuação no processo seletivo, sendo eles:
Professor Dr. João Paulo Assolini – aprovado com o projeto “Avaliação dos impactos da infecção com Candida albicans em modelo de peixe-zebra e os efeitos do tratamento com extratos hidroalcóolicos de bagaços de uva sobre parâmetros comportamentais, microbiológicos, inflamatórios e de estresse oxidativo”;
Professora Dra. Eliana Rezende Adami – aprovada com o projeto “Desenvolvimento de Órteses Personalizadas com Tecnologias de Impressão 3D”;
Professora Dra. Ariana Centa – aprovada com o projeto “Análise da relação da obesidade com o dano hepático e o processo de carcinogênese e avaliação do efeito hepatoprotetor e antitumoral do extrato do bagaço de uva em peixes-zebra”;
Professor Dr. Gustavo Colombo Dal Pont – aprovado com o projeto “Efeitos antiepiléticos e neuroprotetores agudos e crônicos de compostos bioativos em peixes-zebra (danio rerio) submetidos a um modelo animal de epilepsia induzido por pentilenotetrazol”.
Estudos científicos de alto impacto
O programa de pesquisa tem um papel fundamental no fortalecimento das áreas de concentração e linhas de investigação do curso de Medicina, incentivando a produção de estudos científicos de alto impacto. Também busca promover pesquisas que atendam às demandas regionais e nacionais, consolidando a UNIARP como um polo de desenvolvimento científico na área da saúde.
Com essa iniciativa, a Universidade reafirma seu papel como incentivadora da pesquisa científica aplicada à saúde, promovendo estudos que impactam positivamente na comunidade acadêmica e na sociedade.
Novas oportunidades serão divulgadas, conforme a disponibilidade institucional, através do link www.uniarp.edu.br. A UNIARP agradece o envolvimento do curso de Medicina, com a professora Dra. Lina Rigodanzo Marins; da Coordenação de Pós-Graduação, Pesquisa e Internacionalização (PPI), através da professora Dra. Rosana Claudio Silva Ogoshi; da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade (PPGDS), através do professor Dr. Levi Hülse e do Laboratório de Bio-Saúde através da supervisão da professora Dra. Claudriana Locatelli.
Equipe envolvida neste projeto:
Profa. Dra. Lina Rigodanzo Marins – http://lattes.cnpq.br/3076425354482618;
Profa. Dra. Rosana Claudio Silva Ogoshi – http://lattes.cnpq.br/9561054971355408;
Prof. Dr. Levi Hülse – http://lattes.cnpq.br/1833130032474610;
Profa. Dra. Claudriana Locatelli – http://lattes.cnpq.br/5561335276362844;
Prof. Dr. João Paulo Assolini – http://lattes.cnpq.br/3015309224830336;
Profa. Dra. Eliana Rezende Adami – http://lattes.cnpq.br/2551016065277441;
Profa. Dra. Ariana Centa – http://lattes.cnpq.br/1662824577762601;
Prof. Dr. Gustavo Colombo Dal Pont – http://lattes.cnpq.br/3358721875133437.
