O Dia da Família na Escola foi comemorado dia 13 de abril em escolas estaduais de todas as regiões de Santa Catarina. A data é um incentivo para as famílias participarem efetivamente da vida escolar dos estudantes e faz parte do calendário escolar desde 2016, por conta da lei estadual nº 16.877.
Professores e acadêmicos dos cursos de graduação da UNIARP estiveram em diversas escolas estaduais de Caçador e região, realizando atendimentos, desenvolvendo projetos de extensão e levando informações para toda a comunidade.
Foi mais uma ação do programa UNIARP nas Escolas, que visa auxiliar as escolas em diferentes frentes e trabalhar em conjunto.
A professora Elis Regina Mazzurana, coordenadora do curso de Pedagogia da UNIARP destaca que os acadêmicos e professores se empenharam em proporcionar momentos de diversão e aprendizado para as crianças, trazendo atividades lúdicas e educativas que estimularam o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos pequenos. Segundo ela, as atividades foram pensadas para envolver toda a família e fortalecer os laços entre escola e comunidade. “Ficamos muito felizes em ver o empenho e a dedicação dos acadêmicos em proporcionar momentos tão enriquecedores para nossas crianças e suas famílias”, fala.
Com o sucesso do evento, a expectativa é que a parceria entre o curso de Pedagogia da Uniarp e as escolas da região se fortaleça ainda mais, promovendo mais momentos de integração e aprendizado para toda a comunidade escolar.
Diversas atividades realizadas
Na escola Nayá Gonzaga Sampaio, de Caçador, foram desenvolvidos os projetos PAEC de Nutrição: “Formação de hábitos nutricionais no corpo docente”, de Medicina Veterinária “InformaVet: O que é a sarna?” e uma ação educadora sobre prevenção a Cinomose canina. Também foram desenvolvidas ações pelo curso de Ciências Contábeis.
O curso de Tecnologia em Estética e Cosmética esteve em diversas escolas prestando serviços capilares, higienização e limpeza de pele, pintura de unhas e ventosaterapia.
Presente em várias escolas, o curso de Farmácia realizou aferição de pressão arterial, glicemia, orientação sobre plantas medicinais, quiz com entrega de brindes, análise de pele e orientações sobre o uso de fotoprotetor, além de descarte de medicamentos e orientações.
Em Arroio Trinta, na escola Governador Borhausen, o curso de Nutrição e seus acadêmicos conduziram uma oficina abordando a análise de rótulos de alimentos, na qual foram apresentados diversos produtos industrializados. Os participantes foram informados sobre a composição desses alimentos e os potenciais riscos associados ao consumo excessivo, além de receberem orientações conforme as recomendações do Ministério da Saúde presentes no Guia Alimentar Brasileiro.
No mesmo dia, os acadêmicos participaram de uma ação no Colégio Dante Mosconi, de Caçador, focada na qualidade da alimentação e em orientações nutricionais. Durante essa atividade, foram distribuídas saladas de frutas e apresentadas frutas típicas da nossa cultura, além de curiosidades sobre frutas exóticas. Também foi realizada uma oficina de pintura e fornecidas orientações nutricionais para as crianças presentes.
Segundo a coordenadora do curso, a professora Ana Moro, esses momentos de extensão são de extrema importância tanto para o público, que recebe informações responsáveis sobre alimentação e saúde, quanto para os acadêmicos, cujo contato direto com o público contribui significativamente para o desenvolvimento de habilidades e atitudes essenciais para a formação profissional.
Em Salto Veloso, na Escola de Educação Básica Cecília Vivan, estudantes do curso de Administração: Helena Recalcate, Izabela Peretti, João Hernani Zir Schneider e Pâmela Lipka, que formam a equipe do Laboratório/Empresa de Consultoria Júnior – LabJr. falaram para os visitantes sobre empreendedorismo, casos de sucesso, mitos e verdades sobre empreender, visando inspirar as pessoas a explorarem seus potenciais e considerarem novos horizontes profissionais.
De acordo com a professora Sandra Mara Bragagnolo, coordenadora do LabJr., houve boa receptividade por parte da comunidade escolar, evidenciando que ações como essa são importantes para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens e de suas famílias.
O professor Emerson Cardoso Marques, coordenador do curso de Administração, avalia que a realização dessa ação social representa não apenas uma contribuição para o desenvolvimento da comunidade, mas também um momento de crescimento e aprendizado pessoal para nossos estudantes.
Saiba mais
O Dia da Família na Escola visa incentivar a família a participar efetivamente da vida escolar dos estudantes. Este ano, cada unidade escolar tem autonomia para escolher os temas a serem trabalhados no evento, levando em consideração a realidade local e assuntos de relevância regional. São atividades lúdicas para promover uma maior conexão entre as famílias e o ambiente escolar. O Dia da Família na Escola faz parte do calendário escolar desde 2016 por conta da lei estadual nº 16.877.
A UNIARP esteve nas seguintes escolas:
Cecília Vivan: Administração, Ciências Contábeis, Medicina Veterinária e Enfermagem
Graciosa Copetti: Fisioterapia e Farmácia
João Santo Damo: Pedagogia, Educação Física e Tecnologia em Estética e Cosmética
Paulo Schieffler: Psicologia, Educação Financeira e Farmácia
Irmão Léo: Educação Física e Biomedicina
Dom Orlando Dotti: Fisioterapia, Educação Física e Biomedicina
Wanda Krieger: Pedagogia, Enfermagem e Psicologia
Dante Mosconi: Pedagogia e Farmácia
Nayá Gonzaga Sampaio: Nutrição, Medicina Veterinária e Ciências Contábeis.
Governador Bornhausen: Ciências Contábeis, Nutrição, Medicina e Medicina Veterinária
Thomaz Padilha: Fisioterapia, Psicologia e Educação Física
Machado de Assis: Educação Física, Pedagogia e Farmácia.