Entre os dias 10 e 14 de novembro de 2025, docentes e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade (PPGDS) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) participaram do Seminários em Administração da Universidade de São Paulo (SEMEAD), realizado na FEA-USP. O evento é considerado um dos mais tradicionais da área de Administração e Gestão na América Latina, reunindo pesquisadores nacionais e internacionais para debater fronteiras teóricas, metodológicas e aplicadas da pesquisa em gestão.
Representando a UNIARP, estiveram presentes a professora Dra. Ivanete Schneider Hahn, os mestrandos Fernando Raia e Thais Mathias, e a doutoranda Mariléia Fertig (também docente do curso de Psicologia da UNIARP), todos vinculados ao Grupo de Pesquisas em Desenvolvimento Social, Gestão e Inovação (GPDSIN/UNIARP).
A participação de mestrandos e doutorandos em eventos de referência como o SEMEAD é um marco na formação de pesquisadores, fortalecendo competências científicas essenciais, como disseminação de resultados, networking acadêmico e inserção em comunidades epistêmicas internacionais. Essa presença evidencia o compromisso institucional da UNIARP com a formação qualificada e o fortalecimento do ecossistema regional de pesquisa.
Destaques da participação da UNIARP no SEMEAD
Fernando Raia, Dra. Débora Fernandes Pinheiro Raia e Dra. Ivanete Schneider Hahn apresentaram o artigo aplicado “Extrapolando soluções para a logística reversa em municípios de pequeno e médio porte: a experiência do programa ‘Penso, Logo Destino’ em Santa Catarina”, integrando as sessões técnicas do evento.
Mariléia Fertig, sob orientação da Dra. Ivanete Schneider Hahn, participou do Consórcio Doutoral, espaço altamente seletivo que oferece avaliação e mentoria de pesquisadores seniores de instituições internacionais, reconhecendo a qualidade e relevância científica de sua pesquisa.
Além das apresentações, os representantes da UNIARP participaram de painéis, atividades acadêmicas e momentos de integração científica, ampliando possibilidades de cooperação com centros de referência como USP, Fundação Getúlio Vargas e Universidade de Kent.
A experiência no SEMEAD reforça a maturidade dos estudos desenvolvidos pelo PPGDS e o compromisso da UNIARP em promover circulação de conhecimento, redes de colaboração e pesquisas socialmente relevantes.










