Dias 14 e 15 de outubro em Lages, foi realizado o IV Congresso de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC). A UNIARP estava presente no evento, com a professora Cláudia Maté, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo.
A etapa de Lages, integra uma série de eventos itinerantes que percorrem diferentes regiões do Estado com o objetivo de ampliar o diálogo sobre o papel da Arquitetura e do Urbanismo na construção de cidades mais justas, acessíveis e sustentáveis. A programação abordou temáticas como habitação de interesse social, mobilidade urbana, patrimônio cultural e ensino da Arquitetura e Urbanismo. Evento reuniu profissionais, docentes e estudantes.
Durante a mesa “Diálogos sobre Ensino e Formação”, mediada pelo conselheiro Newton Marçal, a professora Cláudia Maté representou a UNIARP ao lado da coordenadora Kareen Cristina Zanela Diener e do professor Gogliardo Vieira Maragno, representante da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA).
O debate discutiu os desafios contemporâneos da formação acadêmica, as transformações tecnológicas, ambientais e sociais que impactam o ensino e a importância da integração entre teoria, prática e compromisso ético com a sociedade.
A mesa também promoveu a troca de experiências e boas práticas entre os cursos de Arquitetura e Urbanismo do Estado, com destaque para a discussão sobre os impactos das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de 2025 nos currículos, metodologias e processos formativos. “Foi um momento muito enriquecedor para compartilhar as experiências da UNIARP e refletir sobre o ensino da Arquitetura e Urbanismo em Santa Catarina, especialmente diante das novas DCNs, que propõem um olhar mais integrado, interdisciplinar e atento às demandas sociais e ambientais contemporâneas”, destacou a professora Cláudia.
A presença da UNIARP reforça o compromisso institucional com o ensino de qualidade e o diálogo entre academia e sociedade, fortalecendo a formação de profissionais éticos, críticos e socialmente engajados, alinhada às transformações do ensino superior e aos desafios atuais da Arquitetura e do Urbanismo.











