No dia 4 de fevereiro, a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) realizou a Cerimônia de Internato da sétima turma do curso de Medicina. A solenidade marcou o início de uma nova etapa na formação acadêmica, em que os estudantes passam a desenvolver atividades práticas em instituições de saúde da região.
Ao todo, 60 acadêmicos iniciam o internato médico, após quatro anos de formação teórica e prática adquirida em salas de aula, ambulatórios, Unidades Básicas de Saúde e demais serviços de saúde. Nesta fase, os estudantes atuarão em instituições localizadas nos municípios de Caçador, Curitibanos, Fraiburgo, Iomerê, Lebon Régis, Ponte Serrada e Videira.
Durante a cerimônia, a reitora da UNIARP, professora Dra. Rosana Claudio Silva Ogoshi, destacou a importância do internato para a consolidação da formação médica e agradeceu o comprometimento dos profissionais envolvidos nesse processo. “Este é um momento de profunda responsabilidade e amadurecimento profissional. Agradecemos aos professores e preceptores que acompanham nossos acadêmicos com dedicação e excelência, e desejamos aos estudantes muito aprendizado, ética e sensibilidade humana nesta nova etapa”, afirmou a reitora.
A solenidade contou ainda com a presença do vice-reitor acadêmico, professor Dr. Joel Baade, do prefeito de Caçador, Alencar Mendes, da coordenadora de Extensão, Cultura e Relações Comunitárias, professora Rosana D’Agostini, da coordenadora geral de Graduação, professora Talize Foppa, e da médica coordenadora do curso de Medicina, professora Lina Rigodanzo Marins.
Também estiveram presentes a coordenadora Pedagógica do Internato Médico, professora Bruna Caramoni, a coordenadora Pedagógica do Curso de Medicina, professora Talita Regina Granemann Nunes, a supervisora dos Ambulatórios de Medicina, professora Achaiane Camila da Silva, além de professores do curso, administradores de instituições hospitalares de Caçador e região, representantes das Secretarias Municipais de Saúde dos municípios parceiros, pais e acadêmicos.











