UNIARP recebe o Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias » Uniarp

27.04.23

UNIARP recebe o Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias

Mais de 700 pessoas participaram do Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias, realizado dia 27 de abril no Teatro da UNIARP em Caçador.

O Fórum, instituído pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) e coordenado pelo deputado estadual Napoleão Bernardes, está percorrendo o Estado com reuniões itinerantes para apresentar o trabalho desenvolvido pelas 14 Instituições de Ensino Superior que compõem a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).

O evento reuniu acadêmicos, professores e colaboradores técnico-administrativos da UNIARP, além de representantes das instituições de ensino da Acafe e lideranças políticas e empresariais de Caçador e região.

As instituições comunitárias, como a UNIARP, não tem fins lucrativos e revertem todos os recursos em investimentos para auxiliar a comunidade.

A mesa de honra teve a presença do reitor da UNIARP, Dr. Neoberto Geraldo Balestrin, no ato também representando Moacir José Salamoni, Presidente da Fundação Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, professor Dr. Anderson Antônio Mattos Martins, Vice-reitor Acadêmico, presidente do Fórum Parlamentar em Defesa das Instituições Comunitárias de Ensino Superior de Santa Catarina, deputado estadual Napoleão Bernardes, presidente da Comissão de Educação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, prefeito de Caçador Alencar Mendes, Leonir Antonio Tesser, vice-presidente regional Centro Norte da FIESC, no ato representando Gilberto Seleme, presidente interino da FIESC, presidente do Diretório Central dos Estudantes da  Uniarp Pedro Vinícius Barreto e relações Institucionais e Governamentais da ACAFE, Adriano Rodrigues, que fez a mediação do fórum.

A presidente da Acafe, Luciane Bisognin Ceretta, participou de forma remota e destacou o papel das universidades comunitárias no fortalecimento dos indicadores socioeconômicos do Estado.

Napoleão Bernardes reforçou a importância das instituições sem fins lucrativos para a democratização do ensino superior e o desenvolvimento socioeconômico do estado. “Quantos milhares de catarinenses são atendidos todos os anos, quantas comunidades têm seu desenvolvimento regional graças a essas instituições. Portanto, nosso objetivo com o fórum é o de permitir que cada vez mais possamos avançar e que as pessoas possam manter o sonho e o direito de cursarem uma faculdade e contribuírem com o desenvolvimento das suas comunidades”, declarou.

Comunitárias defendem seu legado no desenvolvimento de Santa Catarina

O Fórum Parlamentar atua com os mesmos princípios da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) visando discutir políticas públicas voltadas para o ensino superior e para garantir a qualidade do ensino oferecido pelas Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES). Também atua na defesa da autonomia universitária, na busca de recursos para as ICES e na promoção do acesso ao ensino superior para a população  catarinense.

O grupo é coordenado pelo deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD) – proponente da iniciativa – e envolverá outros 25 parlamentares signatários e tem por finalidade apoiar o fortalecimento do modelo comunitário genuinamente catarinense, disseminar informações sobre os serviços prestados pelas 14 instituições que compõem o Sistema ACAFE e defender seu legado no desenvolvimento de Santa Catarina nos últimos 50 anos.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guia da Cidade

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Diretório Central dos Estudantes

Adquira sua carteirinha estudantil para garantir benefícios.

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.