VI EDUINTER, II SIMPEL e I EDUCRE » Uniarp

04.06.25

VI EDUINTER, II SIMPEL e I EDUCRE

De 28 a 30 de maio, a UNIARP realizou importantes debates e reflexões sobre a educação básica, a formação docente e o papel das pesquisas com intervenção, por meio da realização conjunta do VI EDUINTER (Seminário de Pesquisa com Intervenção na Educação Básica), do II SIMPEL (Seminário Integrado de Pesquisa das Licenciaturas) e do I EDUCRE (Congresso Regional de Educação – CRE-Caçador).

Os eventos foram promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Básica – PPGEB (Mestrado e Doutorado), em parceria com a CRE-Caçador, os cursos de Licenciatura da UNIARP, a Rede de Egressos do PPGEB e a REMPE – Rede de Pesquisas de Egressos. A iniciativa contou ainda com o apoio da FAPESC – Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina.

Durante os três dias de programação, foram mais 760 pessoas inscritas, apresentação de 125 trabalhos distribuídos entre diferentes Grupos de Trabalho (GTs), além de mesas-redondas, conferências, palestras e conversatórios. O evento contou com a presença de pesquisadores, professores, estudantes e gestores da educação, representando diversas Instituições de Ensino Superior do Brasil e da Universidad Simón Bolívar, da Colômbia.

A temática central dos eventos — Planejamento e Avaliação sob os princípios da complexidade, transdisciplinaridade e ecoformação — provocou reflexões sobre os desafios contemporâneos da educação. As atividades proporcionaram um ambiente de escuta sensível, troca de saberes e fortalecimento da escola pública como espaço de transformação social.

Dia 29 de maio, a cerimônia de abertura, reuniu autoridades acadêmicas e políticas da região. Já os momentos de formação contaram com conferencistas, palestrantes e coordenadores de GT’s de instituições como INEP, UFG, UFSC, UNICAMP, UDESC, UFSM, UFMT, UFPB, UNIPLAC e UNESPAR, reafirmando a amplitude e o caráter interinstitucional dos eventos.

Para a professora Dra. Madalena Pereira da Silva, coordenadora geral dos eventos e docente do PPGEB, explica que a realização dos encontros representa a tessitura viva de uma comunidade que pensa, sente e constrói a educação de forma colaborativa, ética e transformadora. Ela destaca ainda que os eventos não se encerram em si mesmos, mas reverberam nas práticas pedagógicas, nas políticas públicas e nas escolhas que mobilizam o campo educacional.

A UNIARP reafirma, com essa iniciativa, seu compromisso com a formação docente de qualidade, a pesquisa com impacto social e a promoção de redes colaborativas de conhecimento, conectadas com os territórios e com os desafios globais da educação.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.