publicações / Notícias do Arquivo

25.05.2015

Acadêmicos avaliam qualidade da água em atividade prática



Acadêmicos da 8ª fase do curso de Ciências Biológicas realizaram dia 17 de maio uma atividade prática da disciplina de Manejo e Conservação de Recursos Naturais II (Fauna), ministrada pelo professor Dr. André Trevisan. Eles avaliaram a qualidade da água de ambientes continentais utilizando como indicadores biológicos a comunidade de invertebrados aquáticos.

De acordo com o professor André, o monitoramento da qualidade da água utilizando indicadores biológicos apresenta uma série de vantagens em relação às análises físico-químicas tradicionais pelo fato dos invertebrados apresentarem um ciclo de vida longo podendo ser detectados impactos que ocorreram muito antes das coletas. “Além disso, o monitoramento biológico é uma ferramenta de baixo custo se comparada com as análises tradicionais, embora seja altamente recomendada a utilização desses protocolos de modo complementar”, explica.

O Professor destaca que a “saúde ecológica” de rios é atualmente um assunto de crescente e fundamental importância no manejo de recursos hídricos em todo o mundo. “Os ecossistemas aquáticos vêm sofrendo uma série de impactos antropogênicos que alteram o seu funcionamento. Existe um consenso entre especialistas em manejo de recursos hídricos de que o comprometimento de nossas reservas estratégicas aquáticas está associado em geral ao desmatamento para a agricultura (inclusive da mata ciliar), à drenagem de terras alagadas, ao desenvolvimento e ocupação humana, a fontes poluentes de origem industrial, agrícola, e doméstica, ao represamento e canalização, às atividades recreativas, à operação de mineração, a projetos de irrigação e à introdução de espécies exóticas, super exploração de recursos pesqueiros, dentre outras atividades”, encerra.

ESCRITO POR:

Imprensa Uniarp