publicações / Notícias do Arquivo
Acadêmicos da UNIARP visitam a cidade de Itá
Dia 20 de junho, acadêmicos da 5ª fase do Curso de Psicologia da UNIARP participaram de uma viagem de estudos na cidade de Itá SC. A atividade foi realizada na disciplina de Psicologia Ambiental, ministrada pela docente mestranda Tatiana Fischer.
A cidade de Itá foi inundada na integra para a construção de uma usina hidrelétrica. Esta atividade buscou enriquecer a construção de conhecimento sobre a Psicologia Ambiental no campo cientifico e profissional.
Na programação estavam incluídas visitas aos principais pontos turísticos da cidade, visita aos museus que revivem a história desta importante cidade catarinense e um passeio de barco que contou com a presença de um ilustre munícipe que contextualizou passo a passo todos os fatos históricos.
“Com a viagem para Itá pudemos estudar na prática a relação do indivíduo com o ambiente, objeto de estudo na Psicologia Ambiental. Através dos relatos de ex-moradores, guia turístico e visita ao museu, tivemos a oportunidade de conhecer a história de superação da cidade, onde moradores tiveram que deixar suas casas para a construção da Usina”, comenta a acadêmica Marina Baseggio Candiago.
Segundo ela, hoje a cidade nova conta com boa estrutura, ruas asfaltadas, construções novas e recebe muitos turistas. “Percebemos que os moradores tiveram um ótimo amparo e concluem que hoje a construção da Usina Hidrelétrica proporcionou muito crescimento a cidade. Porém, em conversa com um ex-morador, Sr. Paludo, que foi prefeito duas vezes na antiga cidade, pudemos perceber a emoção ao falar da sua história e de todos os moradores pois, apesar de todas as vantagens que tiveram com a construção da cidade nova, sabemos que o lar em que a família vive significa sua identidade, é mais que um bem material. Conhecer a cidade de Itá e sua história foi uma experiência incrível para nós estudantes de Psicologia”, completa.
A professora Tatiana Fischer agradece a instituição pela valorização e incentivo de ações como estas, que visam a qualificação dos processos educativos.
Imprensa Uniarp




