publicações / Notícias do Arquivo
Acadêmicos de Agronomia da UNIARP auxiliam agricultores
Plano de melhoria da fertilidade do solo de propriedades agrícolas de Caçador será elaborado
Seis proprietários agrícolas das linhas Rio Bugre e Cerro Azul, no interior de Caçador, receberão um plano de intervenção da melhoria da fertilidade do solo. O plano será elaborado pelos acadêmicos do quarto semestre do curso de Agronomia da UNIARP na disciplina de Fertilidade do Solo e Fertilizantes, ministrada pelo professor Dr. Leandro Hahn.
As propriedades de Benjamin Sabedot, Luís e Admilson Scapinelli, Narcísio Scapinelli, Felipe e Fortunato Bianchi, Geraldo Kutcher e Augusto Driessen receberam a visita dos acadêmicos que coletaram amostras de solo. Foram escolhidas áreas destinadas à produção de milho grãos, milho silagem, tomate e produção de forrageiras anuais de verão e inverno. A partir do laudo de análise de solo os acadêmicos irão elaborar um plano com recomendações de calcário, fertilizantes orgânicos e minerais e cultivos em rotação de cultura para melhoria das condições físicas, químicas e biológicas do solo. Os resultados desta interpretação e recomendação serão apresentados e discutidos posteriormente com os agricultores.
Segundo o professor Leandro, responsável pela disciplina, a atividade representa um grande desafio para os alunos, pois precisarão pôr em prática muitos conhecimentos teóricos discutidos em sala de aula. Além disso, como precisarão retornar à propriedade e apresentar ao produtor o plano de intervenção, precisarão usar argumentos técnicos convincentes, treinando as habilidades e as competências para promover a extensão rural.
O Coordenador do Curso de Agronomia, Prof. Luiz Augusto Padilha, considera que a realização deste tipo de atividade prática é de grande relevância para a formação de Engenheiros Agrônomos pela UNIARP. É também uma forma de levar informações importantes para o produtor rural, pois a adubação e a calagem das áreas que os acadêmicos farão os estudos serão recomendadas em critérios econômicos, técnicos e ambientais. Desta maneira, segundo o coordenador, a UNIARP cumpre e reforça seu importante papel social junto às comunidades da região.
Imprensa Uniarp




