publicações / Notícias do Arquivo

14.07.2016

Acadêmicos de Ciências Biológicas orientam alunos sobre DSTs



PALESTRA CALMON

Acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da UNIARP realizaram no mês de julho, sob a orientação do professor Hiago Bellaver palestras para alunos de escolas públicas de Caçador e Calmon. O tema conscientização sobre a gravidez precoce, sífilis e vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) foi levado para as escolas em uma linguagem clara e objetiva visando apresentar aos alunos e professores a importância, do ponto de vista imunológico, da vacinação para a produção de anticorpos e defesa efetiva do organismo. Os demais temas contaram com dados atualizados da Vigilância Epidemiológica dos municípios e serviram como um importante alerta para os adolescentes.

De acordo com o professor Hiago, esta é uma área muito abrangente, onde participam muitos profissionais de forma direta ou indireta da área da saúde. Ele diz que este processo acontece antes do processo da doença. “Como diz o dito popular, prevenir é melhor que remediar, precisamos ter conhecimento da prevenção para que não venhamos a sofrer as patologias causadas por diversos agentes, e é isso que os acadêmicos vêm fazendo ao visitar as escolas, tratando de assuntos que rotineiramente ouvimos e vemos na mídia, em uma linguagem jovem e com uma conversa descontraída que fica fácil de absorver”, explica.

O professor salienta que a atividade faz jus a missão da UNIARP que é de proporcionar a socialização do conhecimento científico-social formando profissionais que contribuam para o desenvolvimento social político e cultural local através dos seus cursos de graduação. Para o encerramento das atividades do projeto, há previsão ainda da aplicação desta conversa em um colégio estadual da cidade de Fraiburgo, que terá também como público alvo jovens do ensino médio, professores e toda a comunidade.

Para a coordenadora do curso, professora Marithsa Maiara Marchetti, a ação do biólogo na medicina preventiva ainda é pouco abordada. “A prática da biologia não está voltada apenas para a preservação dos ecossistemas, mas como um profissional multidisciplinar, está incorporada também no ambiente da saúde, realizando trabalhos de conscientização tanto da saúde como do meio ambiente que diretamente afetam o bem-estar do ser humano”, frisou.

PALESTRA CALMON3 PALESTRA CALMON2

ESCRITO POR:

Imprensa Uniarp