publicações / Notícias do Arquivo

29.06.2015

Acadêmicos visitam laboratório de análise de solos e experimentos de alho



Acadêmicos da 5ª fase do curso de Agronomia da UNIARP visitaram o laboratório de análises ambientais Terranálises, de Fraiburgo-SC. O objetivo da visita foi aprofundar conhecimentos na área de nutrição de plantas e fertilidade do solo.

O professor Dr. Leandro Hahn, da disciplina de Nutrição Mineral de Plantas acompanhou os estudantes na visita. Ele explica que a análise de solo é o primeiro e um dos mais importantes passos para definição da produtividade de qualquer cultivo agrícola. “O profissional Engenheiro Agrônomo deve saber usar esta importante ferramenta para auxiliá-lo na tomada de decisão de quanto, quando e como adubar seu cultivo. Nos últimos anos, outras ferramentas e tecnologias foram desenvolvidas, como a agricultura de precisão e o ajuste fino da adubação pela análise de tecido foliar”, comenta.

Os acadêmicos foram recebidos e acompanhados pelo proprietário Fabiano Martinelli e pelos colaboradores Vanessa de Deus, Tiago Garcez e Henrique Bolduan, os quais mostraram toda a estrutura do laboratório para recebimento, cadastro, análises químicas e expedição de laudos de análises de água, alimentos e solo. Além da estrutura interna, a empresa apresentou aos estudantes o serviço de agricultura de precisão, o qual é realizado em todo sul do Brasil, inclusive com equipamentos específicos para coleta georreferenciada e aplicação precisa de corretivos e fertilizantes.

Chamou a atenção dos estudantes o controle rigoroso de qualidade das análises, sendo que o laboratório possui selo de qualidade “A” pela Rede Oficial de Laboratório de Análise de solo e Tecido Vegetal dos estados do RS/SC (ROLAS).

Após a visita ao laboratório, os estudantes visitaram três experimentos conduzidos pelos pesquisadores Leandro Hahn e Anderson Feltrim da Epagri/Estação Experimental de Caçador com a cultura do alho. Os experimentos estão localizados na propriedade de Sérgio Mathias e pertencem a um conjunto de experimentos nos municípios de Fraiburgo, Frei Rogério e Curitibanos que visam estabelecer as novas recomendações de nitrogênio, fósforo e potássio para a cultura do alho.

Na propriedade, conheceram também experimento que compara calcário carbonático e oxídico para correção da acidez e alumínio do solo. Os acadêmicos consideram de grande valia este tipo de atividade, pois observa-se na prática conceitos vistos em sala de aula.

ESCRITO POR:

Imprensa Uniarp