publicações / Notícias do Arquivo
Caçador mobilizada para os Objetivos do Milênio e Agenda pós 2015
Foi realizada nesta segunda-feira (01) no auditório da Reitoria da UNIARP a reunião do Núcleo Municipal Nós Podemos Caçador do Movimento Nacional pela Solidariedade. Na ocasião novas entidades conheceram a proposta da mobilização em prol dos Objetivos do Milênio. Os participantes discutiram ainda as novas programações da Agenda Pós- 2015 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No total, 20 instituições marcaram presença.
A secretária executiva do Núcleo, Elisangela Girardi, coordenadora do SAE da UNIARP realizou uma apresentação das atividades já realizadas pelo núcleo. O Núcleo de Caçador conta com a parceria da UNIARP, Instituto Federal, Prefeitura de Caçador, ACIC, AMPE e ACEIAS.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) foram definidos em 2000 na Assembleia Geral da ONU, quando líderes de 191 países assinaram um pacto para eliminar a fome e extrema miséria até 2015. São oito objetivos que abrangem as áreas de geração de renda, educação, gênero, saúde e meio ambiente.
Agora, o desafio são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O relatório: “O caminho para a dignidade até 2030: acabando com a pobreza, transformando todas as vidas e protegendo o planeta”, aborda os desafios pós-2015 e pós-ODM e a construção da nova agenda de desenvolvimento a ser seguida pela ONU.
Os ODS propostos estão sendo construídos sobre as bases estabelecidas pelos ODM, procurando completar o trabalho inacabado referente a eles e responder a novos desafios. Esses objetivos constituem um conjunto integrado e indivisível de prioridades globais para o desenvolvimento sustentável.
No total, são 17 objetivos e 169 metas sobre questões de desenvolvimento sustentável apresentados no documento, que irão pautar a nova agenda de desenvolvimento das Nações Unidas. Um dos objetivos se refere aos meios de implementação e financiamento da sustentabilidade. Já os outros 16 objetivos são temáticos, e procuram aumentar a ambição dos ODM (pobreza, saúde, educação, gênero) e promover a sustentabilidade econômica (crescimento inclusivo, empregos e infraestrutura) e a sustentabilidade ambiental (mudança do clima, oceanos e ecossistemas, consumo e produção sustentável). Tudo isso aliado às sociedades pacíficas e inclusivas (agenda de governança, Estado de direito, violência).
Imprensa Uniarp




