publicações / Notícias do Arquivo
Conselho dá início a projeto regional de desenvolvimento
Desenvolvimento regional foi o tema central de reunião do Conselho da SDR Caçador na noite de quarta-feira, em Lebon Régis. Além de prefeitos, vereadores e outras lideranças, estiveram presentes o vice-reitor da Udesc, Marcus Tomazi, o pró-reitor acadêmico da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Gerson Volney Lagemann, o reitor da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), Adelcio Machado dos Santos, e o deputado estadual Valdir Cobalchini.
O convite aos reitores das universidades partiu do secretário Imar Rocha, que provocou o início de um projeto em prol dos sete municípios de abrangência da 10ª SDR (Caçador, Calmon, Lebon Régis, Macieira, Matos Costa, Rio das Antas e Timbó Grande). O objetivo é debater ações que contribuam com a melhora dos índices sociais e econômicos da região.
O vice-reitor da Udesc, Marcus Tomazi, avaliou de forma positiva a reunião e ressaltou a importância do envolvimento da comunidade regional. “O projeto de desenvolvimento regional encomendado pela SDR não se realiza de um dia para o outro, mas temos que começar. O primeiro passo é estabelecer parcerias e buscar o engajamento de todos da comunidade, para traçar um diagnóstico, fazer um planejamento e depois executar as ações em conjunto. A Udesc será a facilitadora desse processo”, disse.
O pró-reitor Gerson Volney Lagemann, colocou a estrutura da Udesc à disposição para ajudar na elaboração do projeto. “A Udesc tem cursos de mestrado e doutorado na área de planejamento. Através dos nossos professores e alunos, podemos buscar soluções para os problemas que forem elencados aqui, a universidade pode ajudar muito”, afirma.
Lagemann vê como um desafio mudar questões culturais de uma região, mas acredita em resultados positivos a longo prazo. “Não podemos cair na armadilha de imediatismo, precisamos ter paciência, porém mais importante que o produto que vamos atingir é a caminhada, o que vamos aprender e construir ao longo desse processo”, acrescentou.
O reitor da Uniarp, Adelcio Machado dos Santos, também declarou apoio ao projeto. Em sua palestra, ele contextualizou os termos desenvolvimento e planejamento ao longo da história da humanidade. Os exemplos, segundo ele, se aplicam também a questões regionais. “A Uniarp lançou esse ano um curso de mestrado justamente na área de desenvolvimento e sociedade. Acredito que esse conhecimento que existe na universidade pode ajudar muito”, frisou.
Cobalchini defende criação de fundo para a região
O deputado estadual Valdir Cobalchini também participou do debate e propôs a criação de um fundo para o desenvolvimento da região. “Além de investir maciçamente em educação, precisamos ter recursos financeiros para ajudar no desenvolvimento da região”, disse.
Cobalchini revelou que está elaborando um projeto de lei que cria um território abrangendo vários municípios, desde Mafra, na divisa do Paraná, até Lages na divisa com Rio Grande do Sul, região que segundo ele, precisa alcançar o mesmo nível de desenvolvimento do Litoral, Vale do Itajaí, Norte e Oeste catarinense.
“Precisamos convencer o governo do estado a criar um fundo para o desenvolvimento da região, que aliados aos investimentos privados e aos investimentos públicos que já vem acontecendo, possamos em médio prazo, alcançar os mesmo níveis que outras regiões já conseguiram. É uma questão de justiça e vai trazer benefícios para nosso povo e para o estado também”, conclui.
“Reunião marcou o ponta pé inicial do projeto”, diz Imar Rocha
O secretário regional de Caçador, Imar Rocha, definiu a reunião como a melhor que ele já participou na história do Conselho. “Agradecemos a todas as lideranças e os representantes das universidades que vieram até aqui, marcando o ponta pé inicial desse projeto. Fiquei feliz com as idéias e a disposição de todos em dar andamento ao projeto”, disse.
Imar garantiu em breve fará novas reuniões com os representantes da Udesc e Uniarp para dar uma sequência efetiva ao trabalho. “Pode parecer um projeto visionário, mas a intenção é realmente ajudar a mudar para melhor a nossa região”, finaliza Imar citando uma frase do ex-presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt. “Prefiro estar ao lado daqueles que sonham muito do que ao lado daqueles que se encontram na penumbra do conformismo”.
TEXTO E FOTOS: Assessoria de Imprensa SDR Caçador
Imprensa Uniarp




