publicações / Notícias do Arquivo

16.09.2015

HÉLIO PIRES:Autoestima cabocla em discurso de Adeodato



Para resgatar a história do seu povo a Câmara Municipal de Caçador apresenta uma série de relatos sobre o Contestado. A iniciativa realizada desde o início do mês encerra com a programação da Semana do Contestado, que acontece entre 22 e 27. Nessa edição o professor, Hélio Pires, comentou um pouco sobre a sua longa trajetória enquanto ator no Município de Caçador. “O que mais me marcou foi trabalhar a história do Contestado, primeiro pela força desse momento e segundo, por ser uma história do nosso povo, de gente sofrida, mas ao mesmo tempo guerreira”, destaca.

Conforme Hélio Pires, vários personagens marcaram sua carreira dentro do contexto da guerra, entre eles o de Adeodato. “Ele, que ao final do combate fez um discurso para alimentar a autoestima dos caboclos, sobre a guerra que tinham perdido. Porém, deixou claro que eles haviam sim perdido a guerra, mas que nunca, jamais, em hipótese alguma, poderiam deixar de ter sua autoestima. Pois, foram obrigados a pegar em armas e defender a sua família, o seu povo, a sua terra”, cita a fala do personagem.

“Tenho muito orgulho de fazer parte da história do Contestado contada nos palcos; afinal, não tem como não se emocionar, porque o sangue derramado nos inspirou a sermos seres humanos melhores; e quando tiver injustiças, as pessoas se levantam e para ter uma vida melhor”, conclui Hélio Pires.

Esse depoimento faz parte da série relacionada à Semana do Contestado promovida pela Prefeitura e Câmara Municipal de Caçador. Essa e outras entrevistas sobre o tema também podem ser acompanhadas através do Facebook Semana do Contestado de Caçador. A iniciativa é apresentar a História da Guerra do Contestado e resgatar a autoestima de nosso povo, substituindo o conceito pejorativo do caboclo.

#OrgulhoCaboclo: A organização da Semana do Contestado em Caçador convida a todos para reescrever essa história, gravando um vídeo falando seu nome completo e profissão, e a seguinte frase: sou da região contestada, e tenho orgulho de ser caboclo. Poste na nossa página – https://www.facebook.com/camaradecacador – com #SemanaContestado e apareça na sessão solene da Semana do Contestado a ser realizada dia 24.

 

CRÉDITO: ASCOM da CMC

 

ESCRITO POR:

Imprensa Uniarp