publicações / Notícias do Arquivo
JOÃO PAULO ALMEIDA: Criação de uma identidade cabocla
Para resgatar a história do seu povo a Câmara Municipal de Caçador apresenta uma série de relatos sobre o Contestado. A iniciativa realizada desde o início do mês encerra com a programação da Semana do Contestado, que acontece entre 22 e 27. Nessa edição o artista João Paulo Almeida, comenta sobre a desvalorização do caboclo e seus descendentes. “Quando uma pessoa é oprimida, acaba por esconder-se e fica assustada; e foi isso que aconteceu com o nosso povo que lutou na Guerra do Contestado. Hoje a gente não encontra uma identidade relacionada ao tema”, analisa.
De acordo com João Paulo Almeida, quando se fala em Contestado as manifestações são individualizadas. “Eu manifesto isso enquanto artista, seja com o meu grupo, entidade, ou historiador que se dedica ao Contestado trabalha assim; e até hoje não conseguimos fazer igual aos gaúchos que têm orgulho da sua cultura. Em 100 anos ainda temos essa dificuldade, que não é só do poder público, pois todos temos responsabilidade; e muito a aprender com a história do Contestado; seja a alegria, a arte dos rituais religiosos nos redutos, entre outros”, exemplifica.
Esse depoimento faz parte da série relacionada à Semana do Contestado promovida pela Prefeitura e Câmara Municipal de Caçador. Essa e outras entrevistas sobre o tema também podem ser acompanhadas através do Facebook Semana do Contestado de Caçador. A iniciativa é apresentar a História da Guerra do Contestado e resgatar a autoestima de nosso povo, substituindo o conceito pejorativo do caboclo.
#OrgulhoCaboclo: A organização da Semana do Contestado em Caçador convida a todos para reescrever essa história, gravando um vídeo falando seu nome completo e profissão, e a seguinte frase: sou da região contestada, e tenho orgulho de ser caboclo. Poste na nossa página – https://www.facebook.com/camaradecacador – com #SemanaContestado e apareça na sessão solene da Semana do Contestado a ser realizada dia 24.

CRÉDITO: ASCOM da CMC
Imprensa Uniarp



