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28.06.2016

Mestranda pesquisa a construção de didática voltada à leitura



 

Marileusa1

A Universidade Alto Vale do Rio Peixe (UNIARP), por intermédio da mestranda Marileusa Carvalho, está realizando uma pesquisa inédita no Brasil. A pesquisa: “Construção de uma didática da leitura da literatura a partir da Teoria de Aidam Chambers” é orientada pelo doutor Ezequiel Theodoro da Silva. Marileusa, além de aluna no Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Sociedade, é professora de inglês no Colégio de Aplicação e em cursos de graduação da UNIARP.

De acordo com a mestranda, com esse estudo, ela pretende elaborar uma didática da leitura da literatura que possa ser objetivamente assumida e trabalhada pelos professores das escolas da região Meio Oeste catarinense.  Marileusa destaca que essa é uma maneira de se contribuir concretamente com a melhoria da educação, pois a leitura é a base.

O processo de leitura pode mostrar-se libertador no contexto de realidade do leitor; assim é importante que se apresentem novas estratégias que melhorem, no leitor, a análise do que ele lê, do que vê, do que sente e, consequentemente, da análise do mundo que o rodeia. A formação de leitores críticos e conscientes, do texto e da sua própria realidade, pode trazer como consequência a formação de um novo ator social. “Estudo a importância da leitura de literatura para a sociedade. Entendemos que na escola não se deve ler por obrigação; isso não contribui para a formação de adultos com hábitos leitores futuros. Contudo, é essencial existir leitura de fruição, leitura por prazer. Além disso, estudamos como se pode, através do ato de ler, construir uma sociedade mais autônoma, livre e esclarecida”, explica Marileusa.

Com relação aos resultados do estudo, a mestranda afirma que a expectativa é proporcionar aos professores do uma maneira de trabalhar com a literatura em sala de aula. “A leitura, quando é realizada na escola, acontece quase sempre de maneira superficial, por obrigação. Isso acaba afastando crianças e jovens do gosto e do hábito pela leitura. Não deveria ser dessa forma. O intuito da nossa pesquisa é proporcionar um momento em que a leitura seja entendida como prazer, e que posteriormente esse prazer se transforme em hábito de leitura”, reforça.

ESCRITO POR:

Imprensa Uniarp