publicações / Notícias do Arquivo
Mestrando da UNIARP realiza pesquisa no ensino público do Estado de Mato Grosso
A Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), por intermédio de Victor Hugo Barbiero, aluno do mestrado em Desenvolvimento e Sociedade está pesquisando a trajetória do livro didático de língua inglesa nas escolas públicas no município de Barra do Bugres no estado do Mato Grosso. Victor Hugo Barbiero é professor de letras da rede estadual do Mato Grosso. O estudo é orientado pelo professor do mestrado Dr. Ezequiel Theodoro da Silva.
Um dos objetivos do estudo, é analisar o principal material didático usado nas aulas de língua inglesa, bem como a forma como os profissionais utilizam esse material de apoio durante as aulas. “O livro didático é uma importante ferramenta no ensino de língua inglesa, pois delineia e media o conteúdo e as interlocuções professor-aluno em sala de aula. A partir de 2011, a língua inglesa foi incluída no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), oportunizando seu uso nas aulas da escola pública, onde o Governo Federal passou a disponibilizar para cada aluno da rede pública, um livro consumível das disciplinas de espanhol ou inglês”, explica Victor.
Para o mestrando, a pesquisa tem também a intenção de contribuir para futuras pesquisas bibliográficas, no estado de Mato Grosso e também influenciar na melhoria do ensino-aprendizado dos professores. De acordo com o mestrando, a distribuição do livro didático na escola pública é um assunto recente, já que oficialmente o material chegou a todos os alunos do ensino público regular nos cinco últimos anos. “Penso que para o estado de Mato Grosso, no qual trabalho há quase 10 anos como professor da rede estadual, será interessante pautar e pesquisar melhor um assunto que é a realidade de centenas de educadores, todos os dias, já que, fazendo um rastreamento, constatei que uma dissertação com essa linha de pesquisa, ainda não foi produzida dentro do Estado. Portanto, creio que será de grande valia não só para mim, mas para futuras pesquisas”, afirma o aluno.
Victor defende ainda que muitas vezes, os professores adentram as salas de aula e se utilizam do referido material sem ao menos realizar uma reflexão de qual é efetivamente a finalidade que o livro didático possui. “A minha proposta não é, de forma alguma, supervalorizar o livro didático, ou depreciá-lo, mas considerá-lo um importante componente para auxiliar as transposições didáticas elaboradas pelos que norteiam o ensino de língua estrangeira no Brasil e compreender de que forma poderá contribuir para a promoção do ensino de língua inglesa na rede pública”, destaca o mestrando.
Imprensa Uniarp




