publicações / Notícias do Arquivo

09.08.2016

Mestrando pesquisa a utilização da tecnologia em escolas de Curitibanos



 

Edilson

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), está desenvolvendo uma pesquisa com o docente e aluno do mestrado Edilson Marino Canalle. O estudo “O impacto do uso da arquitetura Sala de Aula Inteligente nas práticas pedagógicas dos professores das escolas públicas municipais do município de Curitibanos”. O trabalho está sendo orientado pela professora doutora Mariangela K. Lenz Ziede. Sala de Aula Inteligente, é o nome que recebe a utilização de meios tecnológicos que auxiliam os professores em sala de aula a ministrarem suas aulas.

Canalle explica que há mais de uma década estão acontecendo inovações tecnológicas em todos os segmentos da sociedade. A chegada dos computadores, tablets, Internet e ambientes virtuais, vêm modificando as formas de aprender e ensinar nas escolas. Com estas inovações tecnológicas surgiram possibilidades de utilização de inúmeras ferramentas que vem apoiar o aprendizado dos alunos, dentre elas a “Sala de Aula Inteligente”.

“Essa arquitetura é composta por lousa digital, carteiras com computadores integrados, softwares de gerenciamento e softwares educacionais, substituindo as carteiras convencionais. Percebe-se que em muitos casos a escola somente trocou o quadro negro com giz ou o quadro branco com canetão por um projetor e uma lousa que aceita certos comandos. O estudo pretende discutir se as tecnologias ligadas a “Sala de Aula Inteligente” tem contribuído para melhorar as práticas pedagógicas dos professores e como esta combinação de tecnologias pode torna-se um instrumento importante para que a interação aconteça em sala de aula”, afirma o mestrando.

Entre os objetivos da pesquisa, está o de identificar se o ambiente educacional se tornou mais dinâmico e ativo a partir da utilização dessa arquitetura e identificar como a utilização da tecnologia pode colaborar na construção da aprendizagem dos alunos. “Será que esta arquitetura contribui para a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem dos alunos?  É preciso que o professor se torne um especialista em informática para utilizar a sala?    Estarão utilizando essa tecnologia como recurso pedagógico, para além de ser só uma ferramenta, ou seja, também se operar uma mudança na concepção metodológica? ”, essas são algumas perguntas que o mestrando pretende responder ao final do estudo.

“Esperamos que a pesquisa nos ajude a responder estas questões e ainda contribua para a construção de uma proposta de formação interdisciplinar com os professores que a utilizam, sugerindo práticas pedagógicas inovadoras a serem desenvolvidas nas diferentes situações de aprendizagem e, por conseguinte na melhoria dos índices de educação na regional, destaca Edilson Marino Canalle.

ESCRITO POR:

Imprensa Uniarp