publicações / Notícias do Arquivo

30.05.2016

Pesquisa na UNIARP estuda o processo de franquias de farmácias



 

Geremias (002)

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), por meio do professor do curso de Farmácia e aluno no Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento e Sociedade, Giancarlo Geremias, está realizando uma pesquisa sobre o processo de franquias.  O sistema de franquias permite que uma pessoa possa abrir o seu próprio empreendimento, muitas vezes com um investimento reduzido. A pesquisa está sendo orientada pelo sociólogo e doutor Everaldo da Silva.

Além de professor e farmacêutico, Giancarlo Geremias é diretor de marketing de uma franquia, a Rede de Drogarias Farmagnus. O estudo é intitulado: “Análise de satisfação e resultados das farmácias a partir da adesão a franquia da Rede Farmagnus, mediante implantação do layout e demais ferramentas da rede”.

Com a pesquisa, o mestrando tem o objetivo é entender como a franquia pode ajudar as farmácias que aderem a este sistema a obter melhores resultados. “Estou estudando os resultados alcançados pelas farmácias que entram na Franquia Farmagnus e o que contribui efetivamente para melhorar o resultado destas empresas. O trabalho trata de uma questão muito forte no mestrado que é o associativismo, e acredito que este tipo de trabalho pode servir de modelo para outros ramos de atividades”, afirma Geremias.

Para o pesquisador, receber essas informações dos franqueados sobre o que foi relevante e o que não fez diferença é fundamental para traçar os rumos da empresa para o futuro. “Paralelo a isto tenho certeza que o trabalho pode contribuir para estimular o espírito cooperativo e empreendedor das pessoas da nossa região, servindo de estímulo para um novo modelo de negócio, onde a soma de esforços se traduzem num melhor resultado para as empresas”, explica o farmacêutico.

A Rede de Drogarias Farmagnus iniciou com o processo de franquias em 2011 e está hoje com 174 franqueados. Esses números positivos para o segmento, também motivaram o professor da UNIARP a estudar essa relação. “ É muito gratificante ver o crescimento das farmácias franqueadas quando utilizam as ferramentas disponibilizadas pela rede”, afirma Giancarlo Geremias.

ESCRITO POR:

Imprensa Uniarp