publicações / Notícias do Arquivo

14.08.2014

Projeto da Uniarp usa chás para combater a insônia



O estresse, as preocupações do dia a dia, má alimentação ou determinados problemas de saúde podem se manifestar através da insônia, um problema comum a muitas pessoas e que afeta a produtividade e diminui a energia para as tarefas diárias. Mas a natureza pode auxiliar a combater este problema. A Uniarp, através do curso de Farmácia resgatou aquelas antigas receitas caseiras e está trabalhando no projeto: “Acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes portadores de insônia crônica utilizando infusão de Melissa oficinallis e Cymbopogon citratus”.

O projeto envolve atualmente 40 participantes. As plantas utilizadas são a melissa e capim limão.

A professora mestre Talize Foppa, orientadora do projeto e coordenadora do curso de Farmácia explica que o trabalho está na fase de avaliação da efetividade do tratamento. “A avaliação é feita por formulários preenchidos pelos pacientes e depois as respostas são confrontadas, usando escalas de sono padronizadas e validadas pela literatura”, comenta.

Segundo ela, apesar do pouco tempo de tratamento, alguns pacientes já relataram melhoras nos padrões de sono, inclusive com a redução de medicamentos.

O projeto conta com ainda com a participação das acadêmicas: Laira Wagner e Jessíca Oliveira.

ESCRITO POR:

Imprensa Uniarp