publicações / Notícias do Arquivo
SEMANA CONTESTADO: Movimento sob o prisma artístico
Assista ao vídeo:
Para resgatar a história do seu povo a Câmara Municipal de Caçador apresenta uma série de relatos sobre o Contestado. A iniciativa realizada desde o início do mês encerra com a programação da Semana do Contestado, que acontece entre 22 e 27. Nessa edição o técnico de cultura do SESC de Caçador, Gustavo Loeff Zardo, destaca a relevância do movimento como um reflexo da história do Brasil.
“Pois a mesma coisa que aconteceu com os negros há mais de 500 anos, e com os índios, aconteceu de maneira semelhante, senão pior, com o caboclo do Contestado. E existe uma dívida do Estado Brasileiro com o povo nascido nessa região. Por isso, o segmento artístico deve retratar a história do Contestado”, fala.
Esse depoimento faz parte da série relacionada à Semana do Contestado promovida pela Prefeitura e Câmara Municipal de Caçador. Essa e outras entrevistas sobre o tema também podem ser acompanhadas através do Facebook Semana do Contestado de Caçador. A iniciativa é apresentar a História da Guerra do Contestado e resgatar a autoestima de nosso povo, substituindo o conceito pejorativo do caboclo.
#OrgulhoCaboclo: A organização da Semana do Contestado em Caçador convida a todos para reescrever essa história, gravando um vídeo falando seu nome completo e profissão, e a seguinte frase: sou da região contestada, e tenho orgulho de ser caboclo. Poste na nossa página – https://www.facebook.com/camaradecacador – com #SemanaContestado e apareça na sessão solene da Semana do Contestado a ser realizada dia 24.

CRÉDITO: ASCOM da CMC
Imprensa Uniarp



