Mestrado Profissional em Educação Básica - Uniarp

Mestrado Profissional em Educação Básica

A UNIARP oferece o PPGEB – Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica para quem deseja seguir carreira no mestrado.

    Dúvidas?

    Contato

    (49) 3561-6288
    mestrado@uniarp.edu.br

    Atendimento

    Tarde: 13h00 às 18h00
    (seg. a sexta)

    Noite: 19h00 às 22h00
    (seg. a sexta)

    AVISO

    O programa PPGEB abre vagas a cada 2º semestre letivo, fique atento para o próximo período e verifique as sessões “Processo Seletivo” e “Documentos” para se manter sempre atualizado!

    Apresentação

    O Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB/UNIARP) destina-se a docentes, gestores e demais interessados em investigar e transformar as instituições de ensino e a própria atuação. Ao priorizar a pesquisa com intervenção, estimula a criação de produtos educacionais que contribuam para a gestão e docência e se comprometam com possibilidades criativas e inovadoras para os processos de ensino e aprendizagem vinculados à Educação Básica.

    As atividades no PPGEB/UNIARP tiveram início no ano de 2016. Com a implementação do programa stricto sensu de natureza profissional, pretendeu-se potencializar a pesquisa e a capacidade pedagógica e didática de gestores e docentes da Educação Básica, para fomentar a compreensão dos problemas que afetam as escolas em sua multidimensionalidade e propor soluções para estes.

    Área de concentração
    Educação

    Nome do Curso
    Educação Básica

    Missão
    Promover a formação de profissionais comprometidos com a pesquisa com intervenção e o desenvolvimento de produtos educacionais que atendam demandas da Educação Básica de forma inovadora, humanizada e sustentável.

    Objetivos

    • Promover a formação de gestores e docentes que investiguem e transformem as próprias ações e as instituições de ensino, visando o seu aperfeiçoamento e a melhoria das práticas pedagógicas na Educação Básica’.
    • Estimular a formação de gestores e docentes comprometidos com o processo de transformação social, por meio da articulação entre o saber acadêmico, a pesquisa e a prática educativa.
    • Formar gestores e docentes pesquisadores, com competência para análise das relações entre políticas públicas e gestão da educação e entre cultura, ensino, saúde e formação docente.
    • Promover atividades de pesquisa com finalidade didática, científica e tecnológica, visando o acesso, a produção e a difusão de conhecimentos e de práticas pedagógicas inovadoras.
    • Estimular a pesquisa com intervenção na Educação Básica, para identificação, valorização, ressignificação e difusão de iniciativas de gestão e de ensino transdisciplinares e ecoformadoras.
    • Estimular relações acadêmicas e científicas com programas congêneres, oferecidos por instituições brasileiras e estrangeiras, para o fortalecimento da articulação entre educação escolarizada, desenvolvimento e formação humana.

     

    Regulamentação
    Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Portaria nº 1041/2016 – Pub DOU de 12/09/2016.

    Formação

    Perfil do egresso

    Formação de um profissional reflexivo, criativo e proativo, capaz de identificar problemas relacionados às dinâmicas que são próprias das organizações escolares, para propor, implantar e avaliar alternativas para a sua superação, tendo como horizonte o seu aperfeiçoamento e a melhoria das atividades de gestão e docência da Educação Básica.

    Para tanto, o desenho curricular (Matriz Curricular Transdisciplinar) foi projetado para favorecer a articulação entre as disciplinas e das disciplinas em relação à realidade. Esse formato tem como foco a missão do PPGEB/UNIARP, especialmente pela sua ênfase na formação de profissionais comprometidos com a pesquisa com intervenção e o desenvolvimento de produtos educacionais de forma inovadora, humanizada e sustentável.

    Da mesma forma, atende os objetivos do PPGEB/UNIARP, colaborando para o desenvolvimento de competências e habilidades indispensáveis para que mestrandos possam investigar e transformar sua própria atuação, bem como para que contribuam nas transformações das práticas de gestão e docência das instituições de Educação Básica. Por isso, vinculam-se ao desenvolvimento das disciplinas a Atividade Prática dos Grupos de Pesquisa – APGP e eventos realizados sistematicamente.

    Matriz curricular

    – Disciplinas obrigatórios básicas

    • Teorias da Educação Contemporânea
    • Políticas Públicas e Sistemas Educacionais
    • Epistemologia e Metodologia do Trabalho Científico
    • Seminário de Pesquisa com Intervenção na Educação Básica

    – Disciplinas obrigatórios por Linhas de Pesquisa

    • Teoria e Prática em Gestão Educacional: Linha de Pesquisa: Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação.
    • Didática e Metodologia de Ensino na Educação Básica: Linha de Pesquisa Cultura, Ensino, Saúde e Formação Docente.

    – Disciplinas optativa

    • Avaliação Institucional na Educação Básica:
    • Função social e política da Educação Básica:
    • Legislação na Educação Básica:
    • Formação docente, transdisciplinaridade e ecoformação na Educação Básica:
    • Planejamento e avaliação do ensino na Educação Básica:
    • Inclusão na Educação Básica:
    • Ambiente, Saúde e Qualidade de Vida na Educação Básica:
    • Estratégias de Ensino e Tecnologias Digitais:
    • Psicologia Aplicada à Educação
    • A documentação administrativa na Educação Básica

    – Seminários de Pesquisa

    – Trabalho de Conclusão

    – Proficiência em Língua Estrangeira

    Processo Seletivo

    Confira aqui os editais referentes aos processos seletivos para ingresso no programa:

    Confira todos os editais e documentos do curso aqui:​

    Linhas e Projetos de Pesquisa

    Linhas de Pesquisa:

    LP 1 – POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

    Esta linha tem a qualificação para a gestão na Educação Básica como principal foco. Analisa a relação entre Estado e sociedade civil nos contextos social, econômico e cultural. Estuda os processos de correlação de forças sociais que envolvem os interesses, conflitos e disputas voltados à garantia dos direitos básicos dos cidadãos, neste caso, o direito à educação. No que se refere à produção, implementação e avaliação de políticas educacionais, tematiza, primordialmente, os aspectos relacionados à gestão educacional. Também estuda as instâncias de organização, funcionamento, acompanhamento, avaliação e controle da instituição, com vistas à formação de mestres para a intervenção na realidade em que estão inseridos. Desenvolve pesquisas aplicadas e projetos de intervenção nas seguintes áreas: 

    a) políticas, dinâmicas e estratégias de gestão educacional; 
    b) avaliações dos sistemas e das redes educacionais; 
    c) perspectivas de inovação – técnica e tecnológica – na área da educação; 
    d) cultura organizacional em espaços educativos;
    e) gestão econômico-financeira e sustentabilidade nas organizações educacionais.

    LP 2 – CULTURA, ENSINO, SAÚDE E FORMAÇÃO DOCENTE

    Tem na qualificação da formação docente (inicial e continuada) e na prática profissional seu objetivo de reflexão, análise e transformação. Para tanto, prioriza a cultura pedagógica, constituída pelo conjunto de crenças, habilidades, teorias, atitudes, normas, valores, ideologias, demandas e práticas presentes no contexto da escola, visando a sua compreensão e o delineamento de ações que gerem sua transformação. Nesse processo, identifica conhecimentos e iniciativas pertinentes aos processos pedagógicos, bem como formas pelas quais os saberes são gerados e transformados nos processos de ensino e de aprendizagem na esfera da Educação Básica. Vincula pesquisas que estimulam o protagonismo no desenvolvimento de produtos educacionais compatíveis com as demandas da Educação Básica, priorizando: 

    a) o diagnóstico e análise crítica dos problemas da docência na Educação Básica e criação de alternativas voltadas para o atendimento das demandas identificadas; 
    b) a elaboração de materiais didáticos para o incremento da qualidade da Educação Básica; 
    c) a análise de temas transversais e a construção de produtos educacionais e projetos didáticos interdisciplinares, transdisciplinares e ecoformadores; 
    d) o domínio e a utilização de tecnologias digitais para a melhoria da qualidade da Educação Básica;
    e) a análise da saúde docente e sua relação com a formação e a atuação profissional.

    PROJETOS DE PESQUISA

    PROJETOS DE PESQUISA – LP 1 – POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

    • Políticas públicas e gestão da Educação Básica;
    • Gestão Democrática: Epistemologia e Prática;
    • Gestão Escolar: alternativas para formação de crianças e adolescentes;
    • Políticas Públicas, Educação, Legislação e Inovação;
    • Políticas Públicas e Educação Ambiental;
    • Legislação Educacional e transformações da Educação Básica.

     

    PROJETOS DE PESQUISA – LP 2 – CULTURA, ENSINO, SAÚDE E FORMAÇÃO DOCENTE

    • Documentação dos processos de inclusão e produção do sujeito a/normal na Educação Infantil;
    • Os direitos da criança e seus modos de viver as infâncias;
    • Práticas pedagógicas criativas e inclusivas: estímulo ao ingresso, à permanência e à pertinência do ensino;
    • Influência do Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas na prática pedagógica e na qualidade de vida de docentes da Educação Básica;
    • Tecnologias e Inovação em Educação;
    • Planejamento e organização dos Espaços Ecoformadores de Escolas Criativas que se transformam ao transformar;
    • Saúde, bem-estar e qualidade de vida no ambiente laboral docente;
    • Educação em Saúde na Educação Básica;
    • Formação de professores de Educação Física e áreas afins.

     

    Documentos

    Confira aqui a listagem de documentos e editais referentes ao programa:

    Confira todos os editais e documentos do curso aqui:​

    Grupos de pesquisa

    Grupo de Pesquisa em Complexidade, Ecoformação e Transdisciplinaridade – GCET

    Instituição: UNIARP/ CNPq
    Coordenadora Marlene Zwierewicz
    Acesso: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/482957


    Grupo de Pesquisa em Ética, Cidadania e Sustentabilidade – GPECS

    Instituição: UNIARP/ CNPq
    Coordenadores: Joel Haroldo Baade, Joel Cezar Bonin 
    Acesso: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/188877


    Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Estudos em Saúde – GIES

    Instituição: UNIARP/CNPq
    Coordenador: Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha (UNIARP)
    Acesso: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/84578


    Grupo de pesquisa em Políticas Públicas, Educação, Legislação e Inovação (GPPELI)

    Instituição: UNIARP/CNPq
    Coordenador: Joel Cezar Bonin e Levi Hülse
    Acessohttp://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/840500159593050

    Corpo Docente

    Docente Permanente
    Doutorado
    Linha de Pesquisa/Temas de pesquisa no PPGDS
    Dra. Marlene Zwierewicz

    Dr. Adélcio Machado dos Santos

    Engenharia e Gestão do Conhecimento – UFSC

    Sociedade, Cidadania e Segurança/Temas: Segurança, Conhecimento, Sustentabilidade e Formação Cidadã

    Dra. Caroline Elizabel Blaszko

    Dr. Joel Cezar Bonin
    Filosofia – Puc-PR
    Sociedade, Cidadania e Segurança/Temas: Educação, filosofia, sociologia, antropologia, sustentabilidade, ética, cidadania e política.
    Dr. Joel Haroldo Baade
    Teologia -Est
    Sociedade, Cidadania e Segurança/ Temas: Ética, Cidadania e Sustentabilidade .
    Dr. Levi Hülse
    Ciencia Jurídica – UNIVALI
    Sociedade, Cidadania e Segurança/ Temas: Direito Empresarial, Direito Constitucional, Direito Civil, Associativismo, Terceiro Setor e Sustentabilidade

    Dra. Madalena Pereira da Silva

    Dra. Márcia de Souza Lehmkuhl

    Dr. Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha
    Ciências Biomédicas – UFC
    Qualidade de Vida e Desenvolvimento/Temas: Fisiologia do exercício aplicado à saúde e ao desempenho físico, epidemiologia com ênfase nos fatores determinantes a saúde e qualidade de vida no trabalho.

    Dra. Vera Lúcia Simão

    coord-mes-marlene

    Coordenação

    Coordenador(a): 

    Dra. Marlene Zwierewicz

    Email: marlene@uniarp.edu.br

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